Catequese sobre o "Valor Sacerdotal" - Visita do Cardeal Decano


Queridos irmãos e irmãos,

Hoje primeiramente gostaria de brevemente destacar e saudar cada um de vocês leigos e leigas de nossa igreja. Homens e mulheres que a partir do batismo, da crisma e dos diversos sacramentos se dedicam a uma vida de entrega a Deus em sua igreja. Saudar a vocês leigos e leigas, especialmente todos os agentes de pastoral, aqueles que se doam pela igreja de Cristo, que estão presentes em nossas missas, em nossas confraternizações, que vivem ativamente no seio da Santa Igreja. Vocês vivem o sacerdócio batismal, servindo a igreja, o povo de Deus, o nosso muito obrigado a vocês que tantas vezes são esquecidos, são oprimidos. Vocês nos dão continuamente exemplos de fé, de amor, de verdadeira caridade e esperança principalmente neste tempo que vivemos. Muito obrigado leigos e leigas!

Quero saudar as religiosas que com testemunho de vida consagrada sustentam a igreja também neste momento, nossa saudação especial as Clarissa que trabalham incessantemente pelo bem da igreja.

Meus queridos irmãos sacerdotes, gosto sempre de frisar, um dia nossas mãos foram ungidas com o santo óleo do Crisma e há uma canção que diz: ‘’São lindas as mãos dos sacerdotes que abençoam o povo de Deus. ’’ Nesta pequena fala eu quero reverenciar cada sacerdote da nossa igreja. Recordando-nos lá do Antigo Testamento, o sacerdócio no Antigo Testamento assumido pelo Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote no Novo Testamento. Cohen no Antigo Testamento, gosto tanto da etimologia deste termo. Sacerdote no antigo testamento é aquele que se inclina diante de Deus, ou seja, é aquele que adora a Deus, nosso Senhor. Nas nossas missas que muitas vezes não tem a participação do povo ficamos tristes, mas não devemos porque sabemos que nossas Santas Missas antes de tudo é um ato de adoração ao Senhor e nós o adoramos como Sacerdotes. Nossa missão, nossa função antes de tudo é ADORAR a Deus nosso Senhor. Mas Cohen no antigo testamento também é aquele que pode ficar em pé diante de Deus, o sacerdote é, portanto, o amigo de Deus. O AMIGO DE DEUS É O SACERDOTE, aquele que pode se colocar em pé diante de Deus e na noite da quinta-feira santa, Jesus disse a seus discípulos e o repete a nós hoje: ‘’Não vos chamo de servos, mas de amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que o Pai me revelou’’. Somos amigos do Senhor, somos amigos de Cristo Jesus, o Verbo Encarnado e amigo, diziam os antigos, amigo é aquele que quer o que o outro quer e não quer aquilo que o outro não quer. Que alegria a nossa sermos amigos particulares do Senhor Jesus. Somos convidados a nutrirmos continuamente esta amizade com o amigo Cristo Jesus, falar com Ele como Moisés falava com Deus no antigo testamento, mas Cohen é também o homem das bênçãos, como é belo e bonito o povo e o próprio clero quando se aproxima de nós e pede ‘’A benção fulano’’. O povo tem o senso do divino, de Deus e reconhece nos padres este instrumento de bênção divina, aqui somos portadores da benção dos céus, sacerdote o homem que distribui as bençãos do Senhor. As nossas mãos foram ungidas pelo óleo da crisma na nossa ordenação, exatamente para que possamos aqui exercer nosso ministério de consagrar e acima de tudo abençoar continuamente o nosso povo. Convido-vos queridos padres a recordar daquele momento em que o nosso bispo ungiu as nossas mãos e ungindo as nossas mãos nos fez homens consagrados para podermos abençoar o nosso povo, para podermos transmitir a bênção de Deus ao nosso povo.

Nós agradecemos, meus queridos irmãos e irmãs, pelos padres que temos em nossa igreja, não somos santos, não somos perfeitos, todos nós temos pecados, somos mais pecadores que qualquer outros, mas que alegria termos no coração ao podermos transmitir a bênção a todo povo de Deus. Alegria de um coração sacerdotal é exatamente esta saber-se ungido por Deus nosso Senhor para ser bênção para o nosso povo. Tenho certeza que em nome de toda igreja posso agradecer a cada um dos senhores padres, bispos e cardeais. Agradecer pelas vossas mãos sacerdotais, pelas vossas orações de intercessão pelo vosso povo. Alegremo-nos queridos padres pois o profeta Isaías nos diz: ‘’Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus’’. Que neste dia Deus através da Virgem Maria possa brotar em seu coração querido padre a alegria prometida por Jesus na última ceia, a alegria que este mundo não conhece e não pode conhecer, a alegria de ser sacerdote do Senhor, de abençoar o nosso povo, de manter a fé do nosso povo e também neste momento de trevas e de dificuldade. Nós todos, sacerdotes e povo santo e fiel venceremos esta batalha, passaremos por esta dificuldade na certeza de que o Senhor está conosco, de que a Virgem Maria nos acompanha e sairemos mais fortalecidos, mais unidos e Deus o quer, sairemos desta dificuldade mais homens e mulheres de acordo com a vontade e o coração de Deus, esta é a nossa esperança, sim! Mas é também a nossa certeza, olhando para história da igreja e olhando para o altar aonde contemplamos Jesus presente no seu corpo e no seu sangue, na certeza de que Ele cumpre a sua palavra: ‘’Estarei convosco até o fim do mundo. ’’ Parabéns queridos sacerdotes pelo sim dado a esta missão tão bonita, tão especial! Que a paz, a alegria, a esperança e a fortaleza estejam em nossos corações.

Amém!



Postagem Anterior Próxima Postagem