HOMILIA DE D. ERLEI - XII DOMINGO DO TEMPO COMUM.
Querido e Venerável povo de Deus,
Hoje celebramos o XII Domingo do tempo comum do ano litúrgico da Igreja. Neste tempo litúrgico maior, não celebramos um mistério particular da vida de Cristo, como exemplo sua Encarnação, Natal, Páscoa, mas o mistério da vida dedCristo em sua plenitude. Por isso, a liturgia deste tempo é um alegre convite a todos, para contemplarmos o Cristo no cotidiano de sua vida, na sua missão profética e salvífica. Essa contemplação leva -nos ao seguimento de Nosso Senhor desde Nazaré até em Jerusalém, onde Ele entrega-se totalmente por amor, na sua cruz, pela salvação do mundo.
E seguir a Cristo é percorrer um caminho onde enfrentaremos perseguições. Ele não promete sucesso ou honras, mas assim como Ele sofreu e foi perseguido, também aquele que o seguir enfrentará as mesmas tribulações. Mas, Ele nos consola: "Não tenhais medo"...(Mt 10,26). Ao medo se contrapõe a coragem, que é a virtude do cristão. Jesus nos pede para termos coragem e perseverança diante das frustrações e perseguições. Em um mundo onde predomina o egoísmo, o poder financeiro, a busca por interesses próprios, quem prega o amor, o desapego, o perdão, será perseguido, porque o pecado, o desamor, está enraizado no coração humano. Os perseguidos não podem temer, devem depositar toda sua confiança em Deus.
Jesus após enviar os Apóstolos em missão (Mt 9,36--10, 8), Ele lhes assegura a sua presença, a sua ajuda, a sua proteção(Mt 10, 26-33), a fim de que eles superem o medo e a angústia, frutos da perseguição.
Às palavras de Jesus, corresponde a Bem-aventurança por Ele proclamada: "Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande vossa recompensa nos céus!"(Mt 5, 12a)
Se Deus cuida dos mais pequenos seres da criação como os pardais, quanto mais Ele cuidará de nós.
Ele tem consciência que o medo é um grande obstáculo no anúncio do Reino, por isso, é necessário ter coragem e perseverar para vencer o medo.
Quem caminha com Deus, não caminha no escuro, não tem medo: "O Senhor é minha luz e salvação, de quem terei medo?"(Sl 26,1)
Que desça sobre nós hoje, as bênçãos de Deus como um novo Pentecostes e Ele, por sua graça, nos conceda os dons da coragem e perseverança no seguimento a Cristo e no anúncio do seu Reino, um Reino de Paz, justiça, fraternidade e amor. Assim como Maria, que foi fiel a seu Filho Jesus até no momento da cruz, sejamos também nós, fiéis no seu seguimento, mesmo enfrentando perseguições, calúnias e sofrimentos.
Assim seja!
Amém.