Decreto Arquidiocesano n° 09/2020

DOM ERLEI MARIA CARDEAL FORGIONE,
POR MISERICÓRDIA DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,
CARDEAL-PRESBÍTERO DI SANCTI FRANCISCI XAVIER IN GARBATELLA,
ARCEBISPO DE SÃO SALVADOR E PRIMAZ DO BRASIL


A todos que a esta lerem, saúde e paz.
DECRETO N° 09/2020

Salvador (BA), 06 de Agosto de 2020.

A Igreja, ao ser coroada pelos dons do Espírito Santo no mistério de pentecostes, vive um estado de êxtase espiritual, proporcionado pelas iluminações deste mesmo Espírito, o Paráclito, sendo, portanto, chamada a guardar às primícias da fé e da moral cristã. Com isso, a história desta mesma Igreja foi incrementada e fortalecida pelos tempos funestos de perseguição aos cristãos, dos quais utilizavam de catacumbas para realizarem os sacramentos católicos, passando a serem templos de unidade; à comunhão fraterna. Em vista disso, os templos católicos são dedicados a Deus, para que aquele lugar seja um templo de santidade e morada do Santíssimo. 

Por isso, sabendo da importância de oferecer um culto digno a Deus, também vemos a necessidade de ornar com títulos os locais que realizam grandes obras à Santa Igreja; no entanto, não só nesse sentido, mas em seu significado nas almas de seus fiéis, que reconhecem ali um campo frutífero da graça de Deus em suas vidas e em resposta ao pedido do Mons. Hery Cardoso, em que expõe o desejo da comunidade paroquial de ser reconhecida como santuário arquidiocesano de devoção, por força da faculdade concedida à mim, CONCEDO livre e deliberadamente à igreja paróquia consagrada a Deus em honra a Nossa Senhora da Soledade, pelo excelente trabalho desenvolvido no território da nossa  arquidiocese primacial, onde os fiéis cristãos manifestam sua devoção singular ao Bom Jesus da Lapa, o TÍTULO e dignidade de SANTUÁRIO ARQUIDIOCESANO, com todos os direitos e prerrogativas litúrgicas e legais, anunciando-se publicamente sua concessão e comemorando-se o fato com muito júbilo.

Deve ser observado no novo santuário dois pontos para a consumação desta titulação; o alto grau de devoção ao Bom Jesus, tendo que ser celebrada com todas as honrarias e dignidades de sua elevação aos altares da Santa Igreja e a obediência ao pastor arquidiocesano, papel que ora é desempenhado por nós desta Cátedra Primacial do Brasil.

Desejamos ao novo Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Soledade, neste dia em que se festeja com jubilo o Bom Jesus da Lapa, os nossos votos de felicitações e de comemorações por tão grande honra perante toda a nossa igreja particular. Que seja celebrada uma Solene Celebração Eucarística para a entrega da placa de concessão ao reitor deste e à toda assembleia reunida, que nesta mesma celebração seja lido este nosso decreto.

DECRETADO e PASSADO em nossa Cúria Metropolitana, Junto a São Francisco Xavier, no dia 06 de agosto do ano da graça do Senhor de 2020.

+ Erlei Maria Cardeal Forgione, OTC
Cardeal Arcebispo de São Salvador e Primaz do Brasil.

Côn. Gabriel Médici Forgione, OTC
Chanceler do Arcebispado





Postagem Anterior Próxima Postagem