Palavra do Pastor - Memória de Santa Marta


A exemplo de Santa Marta, acolhamos o Cristo em nossa casa ...

HOMILIA REALIZADA POR OCASIÃO DO DIA DE SANTA MARTA.

Amados e Amadas de Deus, hoje a Igreja celebra a memória de Santa Marta.
Marta irmã de Maria e de Lázaro, que moravam em Betânia. Ela, uma mulher dinâmica que acolhe Jesus. Maria é a mulher atenta e contemplativa, e Lázaro aquele que Jesus ressuscitara, após quatro dias de morto. (Jo 11, 17)
Jesus em sua vida de missão, procurava sempre a casa desses seus amigos, em Betânia quando precisava repousar.
Santa Marta é a padroeira dos anfitriões, dos hospedeiros, dos cozinheiros, dos nutricionistas. Maria é a modelo das almas contemplativas.
Santa Marta é a mulher eficiente e segura de si, que no encontro com Jesus, percebe que sua eficiência só é importante se estiver alinhada com o serviço ao próximo e, no amor e Temor de Deus.
Maria é o exemplo do discípulo que descobre a Palavra de Deus em Jesus Cristo e a acolhe em seu coração, pondo em prática.

No Evangelho de hoje, narrado por João, Jesus vai à casa de Marta e Maria consola-las pela morte do seu amigo Lázaro.
Marta vai ao encontro de Jesus e lhe fala: "Senhor, se tivesses aqui meu irmão não teria morrido"(Jo 11,21). E Jesus lhe fala: "Teu irmão ressuscitará"..."Eu sou a Ressurreição e a Vida"(Jo 11, 23.25)
Jesus mostra a Marta que ressuscitará Lázaro e, depois lhe fala que Ele é a Ressurreição e a Vida Eterna. Este é o centro da nossa fé: cremos que Cristo morreu e ressuscitou e, que também nós passaremos pela experiência dolorosa da morte, mas que ressuscitaremos e participaremos da Vida Eterna em Cristo, que Ele preparou para nós.
Que possamos nos lembrar sempre dessa verdade da nossa fé, que o Senhor é a Ressurreição e a Vida e que, todo aquele que nele crê morre para o mundo, mas continuamos vivos para Deus e, no final dos tempos seremos reunidos em nossos corpos ressuscitados e gloriosos, e participaremos do Reino de Deus que Ele preparou para nós e estabelecerá no fim dos tempos definitivamente.
Que a esperança da vida eterna encha nossos corações de paz e alegria, sobretudo nos momentos difíceis que passamos. Que esta esperança de vida eterna em Cristo continue a nos mover em nossa caminhada de vida cristã rumo à Pátria Celeste.


Postagem Anterior Próxima Postagem