Decreto pelo qual se convoca o Mês da Bíblia

DOM JORGE SNAIF MÉDICI MELCHIOR CARDEAL MANCINI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI VELLETRI-SEGNI
ARCEBISPO METROPOLITANO DA ARQUIDIOCESE PRIMAZ DO BRASIL

DECRETO ARQUIDIOCESANO PELO QUAL SE CONVOCA O MÊS BÍBLICO, DIRECIONADO AOS BISPOS,
PADRES, RELIGIOSOS E RELIGIOSAS,
LEIGOS E LEIGAS,
TODO O POVO PRESENTE NAS TERRAS SOTEROPOLITANAS.

A todos que esta lerem, saúde, bênção e paz da parte de Deus, nosso Senhor.

A bíblia é o ato de comunicação entre Deus e o homem; onde, sua função, por meio da Igreja, é guiar às pessoas ao pleno conhecimento da história da criação, dos nossos alicerces e da Morte e Ressurreição de Nosso Senhor. Por este conhecimento tomamos ciência dos mistérios de nossa salvação. É pela bíblia que o próprio Deus se comunica conosco, através de Sua palavra, dos passos que Ele outrora deu sobre a terra. Desse modo, não só comungando do Seu Corpo, mas inteiramente de Sua palavra de amor. A palavra de Deus não são básicas leis, ou apenas um livro de histórias, é Seu jeito de construir uma ponte de amor, confiança e fé com os homens, aqueles que Ele mesmo modelou a partir do barro da vida. 

“Quem quiser fazer a vontade de Deus, verificará se a doutrina é de Deus ou se eu falo por Mim mesmo. Quem inventa sua própria doutrina, busca sua própria glória.” (João 7,17-18). Dessa forma, a vontade de Deus não pode ser utilizada para o bel-prazer, ou para findar seus próprios pecados, mas para guiar, salvar, elucidar e alimentar a alma dos cristãos; não promovendo suas próprias doutrinas, e sim pregando o diálogo do Coração de Cristo. Tal Coração, por ação do Espirito Divino, se expande nas almas dos que não se abalam pelas quedas da vida, ou pelos momentos funestos que podem nos atingir. ''Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos'' (Mt 28,20). É a presença viva de alguém conosco, que precisamos conhecer, amar e imitar ao ponto de, com nosso testemunho de santidade, sermos capazes de construir a história dentro do desígnio de Deus. Assim é a Igreja no Habbo Hotel, chamada ao serviço, pregando e evangelizando nesse universo virtual, sem se entregar aos ventos modernos do mundo, tentando se espelhar na Igreja da realidade, tentando resgatar almas para Jesus. 

Portanto, sob o selo deste arcebispado, agindo por meio das jurisdições que a Santa Sé me concedeu, CONVOCO o MÊS DA BÍBLIA a ser realizado em setembro, para que, a partir de um estudo aprofundado da palavra de Deus, possamos difundi-la a todos os povos residentes em nossas comunidades, bem como nossas famílias e amigos. Paralelo a isso, por meio desta, DECRETO a abertura da COMISSÃO ARQUIDIOCESANA DE ESTUDOS BÍBLICOS E CATEQUÉTICOS - (CAEBC), a ser incluída nas próximas nomeações. Toda a arquidiocese deve se unir neste momento, suplicando a Deus o dom do discernimento, para que possamos pregar confiantes e verdadeiramente avivados em Suas chamas de amor. O próprio Deus nos guiará nesta caminhada de missão e evangelização em prol da Santa Madre Igreja. 

Ademais, sejam planejadas rodas de estudos, encontros catequéticos, missas em locais públicos, missões nos quartos, desde que sempre seja pautado o anúncio da boa-nova de Nosso Senhor. Que em nossos corações seja impregnado a fortaleza do Espirito Santo, a força de Cristo enquanto carregava o pesado madeiro da Cruz, e a obediência de Maria à palavra de Seu Filho. 

Dado e Passado em Salvador, na Cúria Arquidiocesana, sob a memória litúrgica da degolação de São João Batista, aos dias 29 de agosto do ano da graça de 2020. 

+ Jorge Snaif M. M. Card. Mancini
Arcebispo Primaz do Brasil





Postagem Anterior Próxima Postagem