Liturgia das Horas - Completas.


ORAÇÃO DAS COMPLETAS
19° SEMANA DO TEMPO COMUM

Estando todos em seus lugares, o presidente inicia conforme escrito:

SAUDAÇÃO INICIAL

Pres: Vinde ó Deus em nosso auxílio.
Ass: Socorrei-nos sem demora.

Pres: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Como era no princípio, agora e sempre, amém. Aleluia!


HINO

Lado 1:
Agora que o clarão da luz se apaga, a vós nós imploramos, Criador:
com vossa paternal misericórdia, guardai-nos sob a luz do vosso amor.

Lado 2:
Os nossos corações sonhem convosco: no sono, possam eles vos sentir.
Cantemos novamente a vossa glória ao brilho da manhã que vai surgir.

Lado 1:
Saúde concedei-nos nesta vida, as nossas energias renovai;
da noite a pavorosa escuridão com vossa claridade iluminai.

Lado 2:
Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces, ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,
que reina para sempre em vossa glória, convosco e o Espírito de Amor.

SALMODIA

O povo entoa a antífona:

Ant. 1
MEU CORPO NO REPOUSO ESTÁ TRANQUILO.

Salmo 15 (16)

Lado 1:
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! 
Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor: 
nenhum bem eu posso achar fora de vós!'

Lado 1:

Deus me inspirou uma admirável afeição
 pelos santos que habitam sua terra.

Lado 1:
Multiplicam, no entanto, suas dores  
os que correm para os deuses estrangeiros; 
– seus sacrifícios sanguinários não partilho, 
 nem seus nomes passarão pelos meus lábios.

Lado 1:
Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,  
meu destino está seguro em vossas mãos!
 Foi demarcada para mim a melhor terra, 
e eu exulto de alegria em minha herança!

Lado 1:
Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, 
e até de noite me adverte o coração.
Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,
pois se o tenho a meu lado não vacilo.

Lado 1:
Eis por que meu coração está em festa, 
minha alma rejubila de alegria,
e até meu corpo no repouso está tranquilo;

Lado 1:
pois não haveis de me deixar entregue à morte,
nem vosso amigo conhecer a corrupção.

Lado 1:
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; † junto a vós, felicidade sem limites, * delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Lado 1:
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

O povo entoa a antífona:

Ant. 1
MEU CORPO NO REPOUSO ESTÁ TRANQUILO.

LEITURA BREVE
(Cf. 1Ts 5,23)

Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito, alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!

RESPONSÓRIO BREVE

Pres: Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito.
Ass: Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito.
Pres: Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
Ass: Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito.
Pres: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito.

CÂNTICO EVANGÉLICO

SALVAI-NOS, SENHOR, QUANDO VELAMOS,
GUARDAI-NOS TAMBÉM QUANDO DORMIMOS!
NOSSA MENTE VIGIE COM O CRISTO,
NOSSO CORPO REPOUSE EM SUA PAZ!

CÂNTICO DE SIMEÃO

A assembleia e os presbíteros rezam: 

Deixai, agora, vosso servo ir em paz,
conforme prometestes, ó Senhor.

Pois meus olhos viram vossa salvação
 que preparastes ante a face das nações:

Uma Luz que brilhará para os gentios
e para a glória de Israel, o vosso povo.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

CÂNTICO EVANGÉLICO

SALVAI-NOS, SENHOR, QUANDO VELAMOS,
GUARDAI-NOS TAMBÉM QUANDO DORMIMOS!
NOSSA MENTE VIGIE COM O CRISTO,
NOSSO CORPO REPOUSE EM SUA PAZ!

ORAÇÃO FINAL

Pres: Senhor nosso Deus, após as fadigas de hoje, restaurai nossas energias por um sono tranquilo, a fim de que, por vós renovados, nos dediquemos de corpo e alma ao vosso serviço. Por Cristo, nosso Senhor.

Pres: O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila e, no fim da vida, uma morte santa. 

Ass: Amém.

ANTÍFONA FINAL DE NOSSA SENHORA

Ave, Rainha do céu; ave, dos anjos Senhora;
ave, raiz, ave, porta; da luz do mundo és aurora.
Exulta, ó Virgem tão bela, as outras seguem-te após; nós te saudamos: adeus!
E pede a Cristo por nós! Virgem Mãe, ó Maria!




Postagem Anterior Próxima Postagem