Santo Terço pelas Vocações - Semana Vocacional

Bispos se unem para a oração do santo terço pelas vocações ...
ORAÇÃO DO SANTO TERÇO PELAS VOCAÇÕES
NA COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE SÃO BENEDITO 

ORAÇÃO INICIAL

Dirigente: Reunimo-nos para pedir ao Senhor que mande operários para sua messe e unimo-nos com sentimento fraterno aos irmãos e irmãs de toda a Igreja que rezam em suas comunidades nas mesmas intenções. É um pedido de Jesus que rezemos pelas Vocações, pois a “A Messe é grande, mas os operários são poucos”. Roguemos pelas vocações sacerdotais, religiosas e leigas para que todas elas proclamem o nome de Jesus Cristo ao mundo, fazendo com que Deus seja amado e glorificado. 

Dirigente: Iniciemos, invocando a Santíssima Trindade. Em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo.
Todos: Amém!

Dirigente: Façamos nossa Profissão de Fé. 

Todos: Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém

Dirigente: Pai nosso que estais no céu, santificado seja vosso nome venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.

Todos: O pão nosso de cada nos dai hoje pedoai-nos as nossas ofensas assim como nos perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Dirigente: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Todos: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém

Dirigente: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Todos: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém

Dirigente: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Todos: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém

Dirigente: Gloria ao pai, ao filho e ao Espirito Santo.
Todos: Assim como era no principio agora e sempre e por todos os séculos e séculos. Amém.

1ª dezena - A BUSCA 


Dirigente: “Então Jesus voltou-se para eles e, vendo que o seguiam, perguntou-lhes: “A quem procurais? Responderam-lhe: ‘Rabi – que quer dizer Mestre – onde moras?’ Ele disse: ‘Vinde e vede’. Eles foram, viram onde morava e ficaram com Ele aquele dia. Eram quase quatro horas da tarde” (Jo 1,38-39).
Leitor: “Onde moras?” É a pergunta dos discípulos André e João. Essa pergunta não é mais do que a expressão de uma mesma busca que todos nós, inquietamente, fazemos: “Onde encontrarei a felicidade?” Por isso, vale sempre a pena colocar estas perguntas: Sou feliz? Como serei feliz? Qual é o projeto de Deus para mim? O que Deus quer de mim?

Oração
Leitor: Maria, que dissestes “sim” ao chamado de Deus, rogai por nós para que os batizados possam discernir sua vocação. Que todos entendam que dizendo “sim” ao plano de Deus, serão felizes, porque foi para a felicidade que Deus nos criou.
Leitor: Enviai, Senhor, operários para a vossa messe!
Todos: Pois a messe é grande e poucos são os operários. (10x)

Canto: 


QUANDO CHAMASTE OS DOZE PRIMEIROS PRA TE SEGUIR
SEI QUE CHAMAVAS A TODOS OS QUE HAVIAM DE VIR.

TUA VOZ ME FEZ REFLETIR
DEIXEI TUDO PRA TE SEGUIR
NOS TEUS MARES EU QUERO NAVEGAR (2X)

2ª dezena - O CHAMADO

Dirigente: “E Jesus lhes disse: ‘Vinde comigo, e eu farei de vós pescadores de homens’. Deixando imediatamente as redes, eles O seguiram” (Mc 1,17-18).
Leitor: Os discípulos percebem em Jesus Cristo algo de diferente, algo de autêntico e profundo e, por isso, aceitam deixar imediatamente as redes e segui-Lo. E eu, quantas vezes fico preso à rotina, ao comodismo e não dou atenção ao olhar de Cristo, quando cruzo com Ele pelo caminho? Tenho medo de comprometer-me como discípulo missionário? 


Oração

Todos: Maria, que dissestes “sim” ao chamado de Deus, rogai por nós e pelos jovens para que deixemo-nos envolver pelo Amor do Pai e saibamos segui-Lo, compreendendo que Ele é Amor e somente deseja a nossa felicidade.

Leitor: Enviai, Senhor, operários para a vossa messe!
Todos: Pois a messe é grande e poucos são os operários. (10x)


QUANDO PEDISTE AOS DOZE PRIMEIRO: IDE ENSINAI/
SEI QUE PEDIAS A TODOS NÓS: EVANGELIZAI!


TUA VOZ ME FEZ REFLETIR
DEIXEI TUDO PRA TE SEGUIR
NOS TEUS MARES EU QUERO NAVEGAR

3ª dezena - O SEGUIMENTO

Dirigente: “Então Jesus disse aos discípulos: ‘Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la, mas quem perder a sua vida por amor de mim, há de encontrá-la’” (Mt 16,24-25).
Leitor: Aceitar o chamado de Cristo para a vida consagrada, religiosa ou sacerdotal, missionária, matrimonial ou leiga, assumindo a vocação cristã, implica em amá-Lo e caminhar com Ele. É um caminho que leva à santidade: repleto de alegrias, mas também de provações. É assumir o Evangelho e carregar a Cruz para chegar à Ressurreição. 

Leitor: Enviai, Senhor, operários para a vossa messe!
Todos: Pois a messe é grande e poucos são os operários. (10x)


Canto: 


SE OUVIRES A VOZ DO VENTO
CHAMANDO SEM CESSAR
SE OUVIRES A VOZ DO TEMPO
MANDANDO ESPERAR.

A DECISÃO É TUA
A DECISÃO É TUA
SÃO MUITOS OS CONVIDADOS
QUASE NINGUÉM TEM TEMPO(2X)


4ª dezena - A MISSÃO

Dirigente: “Ide, eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. [...] Quando entrardes numa cidade e vos receberem, comam do que vos for servido, curem os enfermos que nela houver e digam-lhes: ‘O reino de Deus está próximo de vós’” (Lc 10,3-9)
Leitor: Todos os batizados devem viver como discípulos missionários. “Ide, eu vos envio...” é mandato de Cristo para todos. Fui escolhido para o ministério presbiteral? Para missionário consagrado? Para a vida matrimonial, dedicando-me a formar uma família cristã? Para o laicato engajado? Converso com meus pais, procuro ajuda de um confessor, rezo, medito a Palavra, peço luz ao Espírito Santo?

Leitor: Enviai, Senhor, operários para a vossa messe!
Todos: Pois a messe é grande e poucos são os operários. (10x)

Canto: 


OUTRA VEZ ME VEJO SÓ, COM MEU DEUS
NÃO CONSIGO MAIS FUGIR, FUGIR DE MIM
JUNTO ÀS ÁGUAS DESTE MAR VOU LUTAR
HOJE QUERO ME ENCONTRAR
BUSCAR O MEU LUGAR

VOU NAVEGAR, NAS ÁGUAS DESTE MAR
NAVEGAR... EU QUERO ME ENCONTRAR
NAVEGAR... NÃO POSSO MAIS FUGIR
VOU PROCURAR, NAS ÁGUAS MAIS PROFUNDAS
NO MAR... FELIZ EU VOU SEGUIR
SÓ AMAR, BUSCAR O MEU LUGAR
SEM DÚVIDAS, SEM MEDO DE SONHAR!

5ª dezena - FIDELIDADE RADICAL
Dirigente: “[...] As raposas têm tocas e os pássaros do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. [...] “Quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de mim” (Lc 57-62). 
Leitor: Jesus chama os batizados para entregarem-se radicalmente ao serviço do Reino. É preciso que estejam atentos. É um chamado inquietante, exigente; exige procurar o olhar de Jesus nos textos do Evangelho e no fundo do coração; exige encontrar n’Ele o sentido da vida, o desapego do mundo e do próprio eu. Exige discernimento e resposta corajosa. 

Leitor: Enviai, Senhor, operários para a vossa messe!
Todos: Pois a messe é grande e poucos são os operários. (10x)

Canto: 


TU TE ABEIRASTE DA PRAIA
NÃO BUSCASTE NEM SÁBIOS NEM RICOS
SOMENTE QUERES QUE EU TE SIGA

SENHOR, TU ME OLHASTE NOS OLHOS
A SORRIR, PRONUNCIASTE MEU NOME
LÁ NA PRAIA, EU LARGUEI O MEU BARCO
JUNTO A TI, BUSCAREI OUTRO MAR

Dirigente: Agradecendo à Virgem Maria, nossa intercessora pelas vocações, rezemos a Salve Rainha. 

Todos: Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente! ó piedosa! ó doce sempre Virgem Maria! 

Canto: 

IMACULADA MARIA DE DEUS
CORAÇÃO POBRE, ACOLHENDO JESUS!
IMACULADA MARIA DO POVO
MÃE DOS AFLITOS QUE ESTÃO JUNTO À CRUZ!

UM CORAÇÃO QUE ERA SIM PARA A VIDA
UM CORAÇÃO QUE ERA SIM PARA O IRMÃO
UM CORAÇÃO QUE ERA SIM PARA DEUS
REINO DE DEUS RENOVANDO ESTE CHÃO!

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES


Dirigente: Senhor da vida e Pastor do Rebanho, somos tua Igreja, Povo de Deus à serviço da Vida.
Todos: Cria em nós a Consciência Vocacional, ajuda-nos a sermos corresponsáveis na Evangelização, sempre a escutar teu mandato: “Ide também vós para a minha vinha!”

Dirigente: Dá-nos, Senhor, fiéis servidores do Reino...
Todos: Bispos, presbíteros, diáconos, irmãos e irmãs de Vida Consagrada, Vida Matrimonial, cristãos leigos(as), seminaristas. Que todos respondam com alegria e disponibilidade à tua convocação: “Ide também vós para a minha vinha!” 

Dirigente: Converte, transforma o coração da tua Igreja.
Todos: Que ela seja acolhedora de todas as vocações, saiba discernir com sabedoria a diversidade de dons e carismas suscitados pelo Teu Espírito Santo e esteja atenta às necessidades do Teu Povo, especialmente dos pobres e excluídos, respondendo a Teu apelo: “Ide também vós para a minha vinha!

 ”
Postagem Anterior Próxima Postagem