Carta - Reitoria do Seminario São José

SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO SÃO JOSÉ
REITORIA

Irmãs e irmãos, paz e bem.

"No meu dia de aflição busco o Senhor, sem me cansa ergo, de noite, as minhas mãos, e minha'lma não se deixa consolar" (cf. Sl 76, 3)

"Será que Deus vai rejeitar-nos para sempre? E nunca mais nos há de dar o seu favor?" é a inquietação que brota coração do salmista. Essa inquietude nos motiva, nos tempos atuais em que a nossa casa de formação arquidiocesana passa por dificuldades, a 'não nos deixar consolar'. Tantas vezes somos investidos por ataques divisores que buscam, a priori, ceifar o plantio da palavra de Deus e o seguimento da sã doutrina e, após, fazer-nos desistir. Passamos por momentos turbulentos, em que somos agitados por águas que não nos favorecem. 

Solicitei ao nosso pastor, o cardeal carmelita, que nos nomeasse para a gestão desta tão bonita casa de formação do clero soteropolitano, custodiada pelo Patrono da Igreja Romana, o esposo da Virgem Maria, São José, o trabalhador. Após ter sido aceito o nosso pedido, assumimos com prontidão esta missão confiada a nós pela Cúria Metropolitana. Sabemos das dificuldades do hodierno. Dito isso, me reuni com os demais irmãos que acompanham-me nesta linda missão de formar o futuro da nossa grei. Com a fé em Deus e na Mãe dos frades, a Senhora da Porciúncula, venceremos o atual momento do nosso seminário e, com prontidão, servidão, bom-grado, colheremos os frutos plantados pelo Bom Semeador.

Por fim, escancaro as portas da nossa capela aos irmãos padres. Desejo convidar-vos para celebrar conosco o banquete da libertação. Nós - em termo judaicos - fazemos 'memória' dos nossos pais, 'presentificando' a libertação do Egito e, por fim, a estadia na terra prometida. Saliento a importância desta união entre seminário-paróquia, tendo em vista o novo plano metodológico que será apresentado por esta reitoria. 

Ao concluir, exalto a Bem Aventurada Virgem dos Pobres e Mãe dos Frades, que nunca se ouviu falar que ignorou um pedido dos seus filhos e rogo, com minha única moeda - a vida -, interceda por nós ao Senhor da Messe, para que envie operários, porquê a messe é grande e os operários insuficientes. Amém

Salvador, 09 de setembro de 2020.

Fr. Hery Cardoso, ofm
Reitor
Postagem Anterior Próxima Postagem