Roteiro de Celebração da Bíblia - Paróquia Santo Onofre

 
RODA BÍBLICA NA PARÓQUIA SANTO ONOFRE
SOB A DIRIGÊNCIA DO PADRE NEWTON RIBEIRO

1. Tendo todos os participantes devidamente organizados, o padre ou o ministro dirigente, inicia o momento cantando um canto oportuno ao momento. 

REFRÃO CONTEMPLATIVO
Ó LUZ DO SENHOR,
QUE VEM SOBRE A TERRA,
INUNDA MEU SER,
PERMANECE EM NÓS.
CANTO INICIAL

TODA BÍBLIA É COMUNICAÇÃO
DE UM DEUS AMOR, DE UM DEUS IRMÃO
É FELIZ QUEM CRÊ NA REVELAÇÃO
QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO

JESUS CRISTO É A PALAVRA
PURA IMAGEM DE DEUS PAI
ELE É VIDA E VERDADE, A SUPREMA CARIDADE

TODA BÍBLIA É COMUNICAÇÃO
DE UM DEUS AMOR, DE UM DEUS IRMÃO
É FELIZ QUEM CRÊ NA REVELAÇÃO
QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO

OS PROFETAS SEMPRE MOSTRAM
A VONTADE DO SENHOR
PRECISAMOS SER PROFETAS
PARA O MUNDO SER MELHOR

TODA BÍBLIA É COMUNICAÇÃO
DE UM DEUS AMOR, DE UM DEUS IRMÃO
É FELIZ QUEM CRÊ NA REVELAÇÃO
QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO

RITO INICIAL
2. O sacerdote inicia o momento de partilha da Palavra através da oração a seguir.
DIRIGENTE: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
3. O povo aclama dizendo:
Ass: Amém! 

4. O sacerdote prossegue dizendo:
DIRIGENTE: Paz + à Igreja e aos seus filhos.
5. O povo aclama dizendo:
Ass: Glória a Deus nas alturas, paz na terra e boa esperança aos homens de boa vontade.

ACLAMAÇÃO DA PALAVRA
Fazei Ressoar


6. Pode-se haver entrada da palavra ou apenas um pequeno de reverência a palavra de Deus.
FAZEI RESSOAR A PALAVRA DE DEUS EM TODO LUGAR. (BIS)

1. NA CULTURA, NA HISTÓRIA, VAMOS EXPRESSAR, 
LEVANDO A PALAVRA DE DEUS EM TODO LUGAR. VAMOS LÁ!

2. COM O NEGRO E COM O ÍNDIO, VAMOS LOUVAR, E
COM TODA A COMUNIDADE VAMOS FESTEJAR. VAMOS LÁ!

3. O EVANGELHO É A PALAVRA QUE DEUS PAI
PROCLAMOU.  SÓ ELE É O CAMINHO, VERDADE, VIDA E AMOR. VAMOS LÁ!


LEITURA DA PALAVRA

Leitor: Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.
Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. Deus nos salvou e chamou para a santidade, não em atenção às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio, da graça que desde a eternidade nos destinou em Cristo Jesus, e agora nos manifestou mediante a aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, que destruiu a morte e suscitou a vida e a imortalidade, pelo Evangelho, do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre entre os gentios. É esse o motivo por que estou sofrendo assim. Mas não me queixo, não. Sei em quem pus minha confiança, e estou certo de que é assaz poderoso para guardar meu depósito até aquele dia. Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé e o amor a Jesus Cristo. Guarda o precioso depósito, pela virtude do Espírito Santo que habita em nós.
Leitor: Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus!

REFLEXÃO
7. O dirigente faz uma reflexão de acordo com o texto apresentado, ou da liturgia do dia. 
8. Recomendações: Falar sobre o Deus que nos sustenta, sobre o caminho de caridade que somos chamados. Também recomendamos extrair tudo isso e condensar sobre o mistério da exaltação da Santa Cruz. 

PASTORAL DA JUVENTUDE CELEBRA DNJ – Diocese Oliveira

MOMENTO DA PARTILHA
9. Todos os participantes são chamados a partilhar o que aprenderam sobre o texto apresentado e como isso pode mudar suas vidas.
10. Recomenda-se que neste momento haja também um certo silêncio para oração pessoal de todos. Durante a oração pode-se 


Sessão Especial homenageia os 50 anos da Pastoral da Juventude de Salvador  (BA) – CNBB – Nordeste 3

CÂNTICO A PALAVRA DO SENHOR

TUA PALAVRA É!
LUZ DO MEU CAMINHO!
LUZ DO MEU CAMINHO, MEU DEUS!
TUA PALAVRA É!


TUA PALAVRA ESTÁ, NAS ONDAS DO MAR!
TUA PALAVRA ESTÁ, NO SOL A BRILHAR!
TUA PALAVRA ESTÁ, NO PENSAMENTO, NO SENTIMENTO
TUA PALAVRA ESTÁ!

TUA PALAVRA ESTÁ, NO SOM DO TROVÃO!
TUA PALAVRA ESTÁ, NO TOM DA CANÇÃO!
TUA PALAVRA ESTÁ, NA CONSCIÊNCIA E NA CIÊNCIA
TUA PALAVRA ESTÁ!
ORAÇÃO DA BÍBLIA






DIRIGENTE: Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça.
Ass: Amém.

BÊNÇÃO FINAL
DIRIGENTE: O Senhor esteja convosco!
Ass: Ele está no meio de nós!

DIRIGENTE: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, rico em amor, que se revela a nós por Sua palavra, ele que é Pai, Filho e Espírito + Santo. 
Ass: Amém!

Comunidade em Defesa da Vida! Eis a motivação para o Mês da Bíblia na  Paróquia – Paróquia Santíssima Trindade
Postagem Anterior Próxima Postagem