Aos quatorze dias do mês de outubro do ano da graça do Senhor de dois mil e vinte, reunindo-se os membros do Conselho, na Sala de Reuniões Arquidiocesanas, deu-se início à Reunião Arquidiocesana, às 17 horas e 50 minutos, horário de Brasília.
O Arcebispo (não apossado) e dirigente da reunião Dom Apolônio Médici Materazzi, saudou a todos os presentes. Foi tirada a foto inicial (para memória) e em seguida, Dom Caio Medeiros informa a todos que irá se despedir da vida clerical e informa os motivos. Todos se despedem. Após, o eminentíssimo Apolônio faz a oração inicial com o sinal da cruz e invocou o Espírito Santo para o bom procedimento da reunião.
No início da reunião, Dom Apolônio dá a oportunidade para que os presentes falem, diante disto, Dom Gabriel Médici (bispo auxiliar) fala à todos sobre as missões em busca de novos seminaristas e auxiliar as pessoas na fé. O Eminentíssimo acolhe bem a sugestão, e reporta a crise vocacional enfrentada por todo o clero habbiano, devido a pandemia de CoVid, problemas escolares, dentre outros que impedem a constância na vida diocesana habbiana. Houve várias sugestões, as quais serão listadas a seguir:
O Côn. Yago Teófilo (ICRSS) sugeriu a criação de missões em duplas ou em trios, sempre contando com um auxiliar e um/dois padres. Também sugere para que seja revista a direção do seminário, para que sejam pessoas iluminadas pelo Espírito Santo, não que contenham ideologias, tais como a Teologia da Libertação, Tradicionalismo Radical, e proferiu críticas: “Aos carismáticos: Que se ensine no seminário coisas que não sejam ABUSIVAS liturgicamente, e para os RadTrad’s, que se ensine mais fortemente o Missal de Paulo VI.”
Côn. Newton Ribeiro sugere aos presentes que fomentem a união diocesana para não cairmos na desunião, visitas pastorais do Arcebispo e até celebrações da Santa Missa em cada paróquia, para que releve-se a moral dos clérigos, além de retiros diocesanos.
Diácono Francisco Reis sugere a leitura das agendas paroquiais para aumentar a unidade do clero e uma participação mais ativa em tais eventos. E pede união para que sejamos mais fortes.
Fica-se estabelecido:
Elaboração da agenda semanal se dará todos os sábados, sendo postada nos domingos ou nas seguindas;
Futura reunião com o Seminário Arquidiocesano, a estabelecer o horário;
Missões diocesanas com frequências semanais;
Nomeação do novo Chanceler Arquidiocesano: Lucas Beni Lavezzo (ICRSS); Newton Ribeiro para a Pastoral da Comunicação e serão postadas futuramente no site da arquidiocese.
Ao se encerrar, Dom Apolônio abençoou os presentes e liberou-os às 19 horas e dois minutos do mesmo dia.
Dado e passado em Salvador, no dia 14 de outubro do ano da graça de 2020, sob a proteção de São Francisco Xavier.
Padre Lucas Beni Lavezzo
Chanceler da Arquidiocese de Salvador
Assino,