Ofícios da Chancelaria N° 04/20 - Ata da primeira reunião arquidiocesana

 

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO ARQUIESPISCOPAL DA ARQUIDIOCESE PRIMAZ DO BRASIL

 

Aos quatorze dias do mês de outubro do ano da graça do Senhor de dois mil e vinte, reunindo-se os membros do Conselho, na Sala de Reuniões Arquidiocesanas, deu-se início à Reunião Arquidiocesana, às 17 horas e 50 minutos, horário de Brasília.

 

O Arcebispo (não apossado) e dirigente da reunião Dom Apolônio Médici Materazzi, saudou a todos os presentes. Foi tirada a foto inicial (para memória) e em seguida, Dom Caio Medeiros informa a todos que irá se despedir da vida clerical e informa os motivos. Todos se despedem. Após, o eminentíssimo Apolônio faz a oração inicial com o sinal da cruz e invocou o Espírito Santo para o bom procedimento da reunião. 

 

No início da reunião, Dom Apolônio dá a oportunidade para que os presentes falem, diante disto, Dom Gabriel Médici (bispo auxiliar) fala à todos sobre as missões em busca de novos seminaristas e auxiliar as pessoas na fé. O Eminentíssimo acolhe bem a sugestão, e reporta a crise vocacional enfrentada por todo o clero habbiano, devido a pandemia de CoVid, problemas escolares, dentre outros que impedem a constância na vida diocesana habbiana. Houve várias sugestões, as quais serão listadas a seguir:

 

  1. O Côn. Yago Teófilo (ICRSS) sugeriu a criação de missões em duplas ou em trios, sempre contando com um auxiliar e um/dois padres. Também sugere para que seja revista a direção do seminário, para que sejam pessoas iluminadas pelo Espírito Santo, não que contenham ideologias, tais como a Teologia da Libertação, Tradicionalismo Radical, e proferiu críticas: “Aos carismáticos: Que se ensine no seminário coisas que não sejam ABUSIVAS liturgicamente, e para os RadTrad’s, que se ensine mais fortemente o Missal de Paulo VI.”

 

  1. Côn. Newton Ribeiro sugere aos presentes que fomentem a união diocesana para não cairmos na desunião, visitas pastorais do Arcebispo e até celebrações da Santa Missa em cada paróquia, para que releve-se a moral dos clérigos, além de retiros diocesanos. 

 

  1. Diácono Francisco Reis sugere a leitura das agendas paroquiais para aumentar a unidade do clero e uma participação mais ativa em tais eventos. E pede união para que sejamos mais fortes.

 

Fica-se estabelecido: 

 

  1. Elaboração da agenda semanal se dará todos os sábados, sendo postada nos domingos ou nas seguindas;

 

  1. Futura reunião com o Seminário Arquidiocesano, a estabelecer o horário;

 

  1. Missões diocesanas com frequências semanais;

 

  1. Nomeação do novo Chanceler Arquidiocesano: Lucas Beni Lavezzo (ICRSS); Newton Ribeiro para a Pastoral da Comunicação e serão postadas futuramente no site da arquidiocese.

 

Ao se encerrar, Dom Apolônio abençoou os presentes e liberou-os às 19 horas e dois minutos do mesmo dia.

 

Dado e passado em Salvador, no dia 14 de outubro do ano da graça de 2020, sob a proteção de São Francisco Xavier. 

 

Padre Lucas Beni Lavezzo

Chanceler da Arquidiocese de Salvador

 

Assino,

Arcebispo Metropolitano

 

 





Postagem Anterior Próxima Postagem