Livreto Celebrativo - Posse Canônica do Cônego Júnior Assis
Celebrado por Sua Eminência
Dom Darllan Victor Messias D´Médici
RITOS INICIAIS
Terminado o canto de entrada, toda a assembleia, de pé, faz o sinal da cruz enquanto o sacerdote diz:
DOM DARLLAN MÉDICI CARDEAL MESSIAS
POR MISERICÓRDIA DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO DE SÃO SALVADOR DA BAHIA
CARDEAL-DIÁCONO DI SANCTI IOSEPHI A CUPERTINO
Salvador, 19 de novembro de 2020.
Decreto de Provisão Canônica n° 18/2020.
Ao querido Cônego Júnior Assis, e a todos os demais que lerem, saúde e bênção.
Dom Darllan Victor Messias Cardeal Médici, Arcebispo Eleito de São Salvador da Bahia, no exercício de suas funções pastorais diante das necessidades da Igreja Local e o bem de seu povo para a honra e glória de Nosso Senhor, resolve por bem NOMEAR o Revmo. Cônego Júnior Assis (Pe.JuniorAssis), como PÁROCO da Paróquia Santa Teresa D´Ávila, na Região Episcopal do Pelourinho, com todos os direitos e obrigações inerentes ao ofício, de acordo o Código de Direito Canônico e as Diretrizes da Arquidiocese.
Lembramos-te que, como pároco, és o Pastor próprio da comunidade que te é entregue, sob nossa Autoridade, em cujo ministério de Cristo és chamado a participar, a fim de exerceres em favor desta Comunidade o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação dos fiéis leigos, conforme o Direito Canônico.
Esta Provisão que se fundamenta nas determinações do Código de Direito Canônico, e nas Diretrizes da Arquidiocese de São Salvador da Bahia é válida enquanto houver necessidade Eclesial e Pastoral.
No mais, suplico a Santa Teresa D´Ávila, padroeira desta paróquia, que interceda por este teu filho e seus pastoreio em sua nova jornada de missão.
DADA e PASSADA em nossa cúria metropolitana, sob o nosso sinal e selo das armas cardinalícias do meu brasão, no dia 19 do mês de novembro, do ano do Senhor de 2020, sob o pontificado de Sua Santidade, o Papa Bento V.
PROFISSÃO DE FÉ
Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
Com firme fé também creio tudo o que na palavra de Deus escrita ou transmitida se contém e que é proposto como divinamente revelada e de fé pela Igreja, quer em solene definição, quer pelo magistério ordinário e universal.
Firmemente também acolho e guardo todas e cada uma das afirmações que são propostas definitivamente pela mesma Igreja, a respeito da doutrina sobre a fé e os costumes.
Enfim presto minha adesão com religioso acatamento de vontade e inteligência as doutrinas enunciadas, quer pelo Romano Pontífice, quer pela Conferencia dos Bispos, ao exercer o Magistério autêntico, ainda que não sejam proclamadas por ato definitivo.
JURAMENTO DE FIDELIDADE
nome e por mandato da Igreja, se realize em comunhão com a mesma Igreja. Assim Deus me ajude e os Santos Evangelhos, que toco com minhas mãos.
Todos retornam aos lugares e dá-se continuidade à celebração.
ATO PENITENCIAL
Pres: O Senhor disse: "Quem dentre de vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra". Reconheçamo-nos todos pecadores e perdoemo-nos mutuamente do fundo do coração.
Após um momento de silêncio, usa-se a seguinte fórmula:
Pres: Confessemos os nossos pecados.
Ass: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
Segue-se a absolvição sacerdotal:
Pres: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass: Amém.
9. Segue-se as invocações Senhor tende piedade de nós, caso já não tenham ocorrido no ato penitencial.
Pres: Senhor, tende piedade de nós.
Ass: Senhor, tende piedade de nós.
Pres: Cristo, tende piedade de nós.
Ass: Cristo, tende piedade de nós.
Pres: Senhor, tende piedade de nós.
Ass: Senhor, tende piedade de nós.
ORAÇÃO DO DIA
Ó Deus, fonte e origem de toda paternidade, que destes aos santos mártires André e seus companheiros serem fiéis à cruz do vosso filho até a efusão do sangue, concedei, por sua intercessão, que, propagando o vosso amor entre os irmãos, possamos ser chamados vossos filhos e filhas e realmente o sejamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Outro anjo saiu do templo, gritando em voz alta para aquele que estava assentado na nuvem: “Lança a tua foice e ceifa, porque é chegada a hora de ceifar, pois está madura a seara da terra”.
O Ser que estava assentado na nuvem lançou então a foice à terra, e a terra foi ceifada.
Outro anjo saiu do templo do céu. Tinha também uma foice afiada.
E outro anjo, aquele que tem poder sobre o fogo, saiu do altar e bradou em alta voz para aquele que tinha a foice afiada: “Lança a foice afiada e vindima os cachos da vinha da terra, porque maduras estão as suas uvas”.
O anjo lançou a sua foice à terra e vindimou a vinha da terra, e atirou os cachos no grande lagar da ira de Deus.
Leitor: O Senhor vem julgar nossa terra.
Ass: O Senhor vem julgar nossa terra.
e os povos ele julga com justiça. R:
O céu se rejubile e exulte a terra,
aplauda o mar com o que vive em suas águas;
os campos com seus frutos rejubilem
e exultem as florestas e as matas. R:
Na presença do Senhor, pois ele vem,
porque vem para julgar a terra inteira.
Governará o mundo todo com justiça,
e os povos julgará com lealdade. R:
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!
Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei!
Pároco: Dá-me a tua bênção.
Pároco: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.
Então o interrogaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E que sinal haverá para saber-se que isso se vai cumprir?”
Jesus respondeu: “Vede que não sejais enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais após eles.
Quando ouvirdes falar de guerras e de tumultos, não vos assusteis; porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas não virá logo o fim”.
Disse-lhes também: “Levantar-se-ão nação contra nação e reino contra reino.
Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu”.
RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS
Sac: Quero.
OFERTÓRIO
CANTO
MÃOS QUE SE ELEVAM A TI, Ó SENHOR
O PÃO E O VINHO, FRUTOS DA TERRA,
DURO TRABALHO, CARINHO E AMOR.
Ass: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
3C:Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória,
RITO DA COMUNHÃO
Ou:
Pres: Em verdade vos digo, tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos foi a mim que o fizestes, diz o Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Na comemoração dos vossos santos mártires, vós nos alimentastes, ó Pai, com o mesmo pão; Dai-nos permanecer unidos no vosso amor e receber o prêmio eterno da nossa paciência. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.
RITOS FINAIS
O SENHOR É REI, O SENHOR É MEU PASTOR E REI
O SENHOR ESTÁ NO CÉU
O SENHOR ESTÁ NO MAR
NA EXTENSÃO DO INFINITO
ESTÁ NO CÉU, ESTÁ NO MAR, NA EXTENSÃO DO INFINITO
ESTÁ NO CÉU, ESTÁ NO MAR, NA EXTENSÃO DO INFINITO
QUANDO EU VACILAR
EU NÃO TEMEREI
POIS O SENHOR ESTÁ COMIGO
ESTÁ NO CÉU, ESTÁ NO MAR, NA EXTENSÃO DO INFINITO
ESTÁ NO CÉU, ESTÁ NO MAR, NA EXTENSÃO DO INFINITO