Novena Perpétua de Nossa Senhora Aparecida

 


Novena Perpétua de Nossa Senhora Aparecida
Por Dom Iago Alves

(Para Ser Celebrada Junto da Santa Missa as Quartas-Feiras)

1. A missa prossegue como de costume e  acrescenta-se a novena.
2. Que se faça a inclusão de cânticos marianos.

P: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
R: Amém

Seguem-se os rito da saudação inicial como de costume, após, canta-se:

Viva a Mãe de Deus e Nossa:

Viva a mãe de Deus e nossa
Sem pecado concebida
Viva a Virgem Imaculada
A Senhora Aparecida
Aqui estão vossos devotos
Cheios de fé incendida
De conforto e de esperança
Ó, Senhora Aparecida
Viva a mãe de Deus e nossa
Sem pecado concebida
Viva a Virgem Imaculada
A Senhora Aparecida
Virgem santa, Virgem bela
Mãe amável, mãe querida
Amparai-nos, socorrei-nos
Ó, Senhora Aparecida
Viva a mãe de Deus e nossa
Sem pecado concebida
Viva a Virgem Imaculada
A Senhora Aparecida
Após o canto:

P: Senhora Aparecida, nós Vos oferecemos esta novena para vos louvar e agradecer-vos.
R: movidos pelo Espírito Santo e unidos ao amor de Cristo, queremos convosco louvar e agradecer ao Pai Celeste, pedindo-lhes nas intenções:

Intenções Comunitárias
P: Senhora Aparecida, ao vosso coração de Mãe confiamos os nossos pedidos, não para fugir de nossas responsabilidades, mas para que sejais nosso modelo e auxílio no testemunho vivo da fé, da esperança cristã e do amor aos homens e ao mundo. Vós que sois a onipotência suplicante, intercedei por nós.
R: Sob a vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus: não desprezeis nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!
P: Mãe de Deus, Rainha do Mundo e Senhora Nossa, Mãe da Igreja, Mãe do Perpétuo Socorro! Mostrai que sois nossa Mãe e fazei-nos dignos de ser vossos filhos!
R: Advogada nossa, sois depois de Jesus toda nossa esperança, nossa salvação, sois o refúgio dos pecadores! Convertei-nos e ajudai-nos a vencer as tentações até a morte, vivendo em comunidade o amor fraterno.
P: Mãe de Misericordia, nós vos agradecemos por todas as graças e beneficios, especialmente por nos terdes dado o Cristo Salvador, nosso Deus e nosso irmão! Mãe de Deus e nossa, nós vos louvamos e suplicamos, usando as palavras inspiradas pelo Espírito Santo á vossa Igreja:
R: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém
E seguem-se os ritos do Ato Penitencial e a Liturgia da Palavra.
Após a Homilia:

Oração a São José (Patrono da Igreja Universal)
P: Lembrai-vos, ó São José, que nunca se ouviu dizer, que ficasse sem consolo quem procura a vossa proteção e solicita o vosso apoio. Pai da Sagrada Família, cheios de confiança vos pedimos especialmente pelas nossas famílias e pela Igreja, família de Deus.
R: Esperança dos enfermos e protetor dos agonizantes, a vós recomendamos também todos aqueles que estão em perigo de vida. Dai-lhes a vossa assistência carinhosa, alcançai-lhes o perdão dos pecados e a conformidade com a vontade de Deus.

Oração pelas vocações
P: Senhora Aparecida, a vós recomendamos uma intenção muito particular: pelas vocações sacerdotais e religiosas.
R: Mãe da Igreja, convosco pedimos ao Pai, mais operários para  o Reino de Deus: homens e mulheres consagrados de modo especial ao serviço de Deus e dos irmãos.
P: Santificai nossas famílias, para que sejam fonte de vocações sacerdotais e religiosas, e dai perseverança àqueles que se preparam para esta sublime missão.
R: Dai aos sacerdotes e religiosos fidelidade aos seus compromissos sagrados e fazei que todos vivam com responsabilidade a vocação batismal. Amém.
E seguem-se os ritos da Liturgia Eucarística.
Após a Oração Pós-Comunhão:

Consagração a Nossa Senhora da Conceição Aparecida
P: Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheios do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, o Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, o celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja! Amém.

Bênçãos da Novena e Aspersão
P: Senhor Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda a vida, abençoai + esta água que vamos usar, confiantes para alcançar a proteção da vossa graça contra toda doença e cilada do inimigo. Concedei, ó Deus, que, por vossa Misericórdia, jorrem sempre para nós as águas da salvação para que possamos nos aproximar de Vós com o coração puro e evitar todo perigo do corpo e da alma. Amém.
Inicia-se a aspersão e benção dos objetos, enquanto isto canta-se um canto de aspersão.
E seguem-se os ritos Finais da missa.

Fim.

Dom Iago Alves
Arcebispo Coadjutor






Postagem Anterior Próxima Postagem