Carta Pastoral — Apostolato e Fraternità


Aos Reverendíssimos sacerdotes, diáconos,
religiosos e religiosas, seminaristas
leigos e leigas de nossa Igreja

Paz e esperança em nome de Jesus!

Pela graça de Deus nossa Santa Igreja Católica Apostólica do Habbo comemora 15 anos de existência. Foi criada pelo Papa Gregório XVII em 22 de julho de 2006, com o auxílio do Em. Card. Carlos Cardozo e do Rev. Serverino. Neste período são inúmeras as bênçãos de Deus que se concretizaram aqui, através da graça agindo na vida dos jovens.

Desde os Papas que governaram esta Igreja, passando pelos bispos e padres, até os fiéis leigos e leigas de várias gerações, que se envolveram com a missão e o testemunho do Evangelho, todos colaboraram para que nossa Igreja chegasse até hoje, viva e dinâmica. Deus seja louvado, é a exclamação de gratidão que brota de nossos corações. Nesta data, como pai e pastor, humilde servo da vinha do Senhor, quero saudar a todos que são “pedras vivas desta construção de Deus” (1Pr 2,5) e convidar o povo fiel para que juntos, elevemos a Deus um hino de gratidão pelo caminho percorrido. Sinto que nossa Arquidiocese é muito amada por todos os que, não só dizem que a querem bem, mas sobretudo por todos os que são capazes de se sacrificarem por ela. 

A prova do amor é a capacidade de sacrificar-se pelo ser amado. O Senhor Jesus disse que não há maior amor que dar a vida. Quanto trabalho e dedicação foi demonstrado em especial, durante o tempo em que realizamos nossos Concílios. Ao ler as Constituições Papais podemos constatar a maturidade da Igreja do Habbo Hotel. Que o Senhor nos ajude a crescer mais ainda, colocando em prática nosso ministério. Uma das características dos jovens que forma nossa Igreja é a generosidade e a solidariedade. Queremos como Igreja levar avante estas virtudes que são desdobramentos da caridade, a fim de que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10). Que nosso testemunho de caridade possa ser um sinal concreto do empenho de nossa Igreja para viver a evangélica opção preferencial pelos pobres.

Para isso, quero conclamar o clero, religiosos e religiosas, todos as paróquias e comunidades para concretizarmos uma das determinações da Constituição Apostólica Regnum Sacerdotes, a Grande Missa, que acontecerá na Sacrossanta Basílica de São Pedro às 20h30min. Especialmente neste tempo de crise vocacional e amargura, pelo qual enfrentamos, a Igreja não pode ficar à margem da luta pela justiça. O Evangelho possui um conteúdo inevitavelmente social: “A partir do coração do Evangelho, reconhecemos a conexão íntima que existe entre a evangelização e promoção humana, que se deve necessariamente exprimir e desenvolver em toda a ação evangelizadora” (Papa Francisco in EG 178).

Todos somos chamados a nos comprometer com a construção de um mundo melhor. Vamos nos comprometer a iniciar por nós mesmos para coordenar e ajudar na prática do Ministério Sacerdotal, já desenvolvido com generosidade, mas que poderá se tornar mais organizado e eficiente no desenvolvimento de nossa Arquidiocese. Não deixemos passar em vão esta inspiração do Espírito Santo que agiu em nosso Apostolado. Com a contribuição de todos nossa Igreja será capaz. Parabéns à Santa Igreja que hoje exclama jubilosa: Bendito seja o nome do Senhor! E é em nome de Jesus que carinhosamente abençoamos a todos os membros de nossa “Família Habbiana”.

Salvador, 22 de julho do ano Josefino de 2021.

+ José W. Cardeal Ravassi
Arcebispo

+ Miguel Dolezzio
Bispo-Auxiliar

+ Giovanni Oliver
Bispo-Auxiliar

+ Júnior Assis
Bispo-Auxiliar
Postagem Anterior Próxima Postagem