Discurso de homenagem pela Criação Cardinalícia de Dom Marcos Messias Lion, O. Carm

ARQUIDIOCESE PRIMAZ DE SÃO SALVADOR DA BAHIA

DISCURSO DE HOMENAGEM PELA CRIAÇÃO CARDINALÍCIA

DE DOM MARCOS MESSIAS LION, O. CARM


Santo Padre, Clemente II,

Ao eminentíssimo bispo Marcos Messias Lion, 


nosso estimado arcebispo na arquidiocese primaz do Brasil, na pessoa do qual, saúdo todos os irmãos no ministério do serviço dos menores, paz e bem.


Nas palavras do Papa Francisco, a missão cardinalícia "não se trata de algo acessório, decorativo que faça pensar a uma honorificência, mas de um eixo, um ponto de apoio e movimento essencial para a vida da comunidade". E de fato, os cardeais são para toda a Igreja Habbiana "junções cardinais e estais incardinados na Igreja de Roma, que 'preside à universal assembleia da caridade". É na presidência da caridade fraterna que, ao entoarmos neste noite, o antigo canto o do "Ego sum Pastor bonus", personificamos-o na pessoa do nosso arcebispo, que sem reservas, traça o caminho eclesial amparado pelo Divino Edificador.


Ainda nas palavras do grande Papa Francisco, "um programa de vida espiritual e pastoral, para sermos pessoas capazes de perdoar sempre; de dar sempre confiança, porque cheias de fé em Deus; capazes de infundir sempre esperança, porque cheias de esperança em Deus; pessoas que sabem suportar com paciência todas as situações e cada irmão e irmã, em união com Jesus, que suportou com amor o peso de todos os nossos pecados", assim sendo, caminhar pela caridade, não é ser como aranhas que armam suas teias e envenenam aqueles que se arrependem, sejamos como as abelhas, que saem à busca do néctar para produzir o melhor de si.


Por fim, parabenizamos o nosso arcebispo em nome de toda a nossa igreja particular primaz do Brasil, sobretudo em nome dos frades menores presentes no território soteropolitano. Reafirmo, com toda nossa igreja, a nossa disponibilidade em ajudar o nosso Pastor à encontrar as ovelhas que estão perdidas ou fora do aprisco. Neste momento, convido o nosso irmão Nadson para entregar uma singela homenagem que todo o clero soteropolitano preparou para o nosso pastor, que faz as vezes do Papa Clemente em nosso território.


Paz e bem.



Em nome de todo clero soteropolitano,

+ Fr. Hery Cardoso, OFM

+ Fr. Nadson Médici Paixão, OFM




Postagem Anterior Próxima Postagem