Ata N° 02/21 - Reunião da Cúria Arquidiocesana

 

ARQUIDIOCESE PRIMAZ DE SÃO SALVADOR DA BAHIA
PADRE KAROL DELLA ROVERE WOJTYLA
POR MERCÊ DE DEUS CHANCELER ARQUIDIOCESANO

A todos que lerem, saúde e paz.

Ata da Reunião da Cúria Arquidiocesana 



    Na noite do dia 28 de outubro de 2021, reuniu-se os membros da cúria Arquidiocesana de São Salvador da Bahia, para debater assuntos referentes ao andamento da Arquidiocese. Na ocasião estava o Administrador Apostólico Dom Darllan Victor d'Médici Cardeal Messias, o bispo auxiliar Dom Nadson Paixão, Monsenhor Lionel Junior, o vice-chanceler Padre Arlindo Holando e o Chanceler Padre Karol Della Rovere Wojtyla.

    O Eminentíssimo, Dom Darllan Messias, até então Administrador Apostólico, iniciou com as pautas, começando a mencionar sobre a necessidade de reavivar a RCC, para uma maior aproximação com o laicado. Logo após a fala dos sacerdotes, o excelentíssimo Dom Nadson sugeriu fazer eventos transmitidos pela página da Arquidiocese no facebook, ficando decidido que é inviável. 
Em seguida, o Padre Arlindo Holando, destacou que não basta somente celebrar missas, porque uma maioria dos leigos não entende o que está acontecendo durante a celebração eucarística. Exemplificou ainda, que sai por alguns quartos do Hotel para se socializar e tentar atrair a curiosidade dos leigos para com a igreja. Destacou ainda a importância de se "descontrair com o povo".
Ainda no tópico, Dom Darllan complementou exemplificando que "as missas são momentos de espiritualidades" e que "porém só ela não faz pessoas buscarem fazer parte" e finalizou dizendo que, "Muitos aqui são adeptos do rito extraordinário, porém o que atrai as pessoas é principalmente jovens, são os movimentos carismáticos." Todos concordaram.

    O Monsenhor Lionel Junior, sugeriu a ideia de criar jogos para atrair os leigos, e indagou que funcionou no passado. O Padre Arlindo Holando, complementou ainda que "Não vamos atrair ninguém sendo sérios", sendo assim concordado por todos.
Dom Darllan, após a fala do padre Arlindo, sugeriu um movimento semelhante a Canção Nova, com jogos, eventos e missões, todos concordaram com a proposta, ainda sugeriu eventos de duas ou três vezes na semana, ainda em seguida o Monsenhor Lionel Junior sugeriu a reabertura da Canção Nova, complementou ainda dizendo "Missas seguidas de missões", e sugeriu jogos a serem feitos com os leigos. Ainda sobre a pauta, o Padre Arlindo Holando sugeriu "Missas com premiação", e explicou ainda que "chamaríamos as pessoas" e "falaríamos que quem ficar até o término da missa concorreria a prêmios", e continuou dizendo que seria um incentivo para as pessoas ficarem.

    Após isso, Dom Darllan mencionou sobre a importância também de manter as celebrações nas paróquias, mas que o foco será fazer a diferença e sugeriu que cada sacerdote celebre duas missas por semana em suas respectivas paróquias, todos concordaram. O Administrador questionando se iriam trabalhar apenas com uma região episcopal, todos concordaram que sim. 
Ficando assim aprovado, 2 missas semanais para cada sacerdote, retorno da Canção Nova, com eventos de três vezes na semana, com tudo Dom Darllan disponibilizou a Catedral-Basílica, o Santuário de Santa Rita e a Igreja Nossa Senhora da Praia. O Padre Karol Wojtyla questionou se seria criado a agenda da Catedral, sugeriu ainda que pelo menos três padres deveriam marcar seus horários, para manter as celebrações eucarística na mesma, sendo aprovada pelos presentes.

    Por fim, foi debatido onde seria os eventos da Canção Nova, ficando concordado que com o tempo, isso seria decidido. Dom Darllan, questionando-os perguntou se haveria de ter pastorais, ficando decidido que conforme a necessidade futura isso seria visto e analisado, indagou ainda que " a princípio terá apenas as nomeações paroquias e do seminário." 
Ficou decidido que quem ficaria responsáveis pela organização dos eventos da Canção Nova, seriam Monsenhor Lionel Junior e o Padre Arlindo Holando, podendo assim nomear auxiliares se preciso. 
Concluída a reunião com os agradecimentos do Administrador Apostólico para com os membros da cúria. 

Dado e passado em Salvador, no dia 28 de outubro do ano da graça de 2021, sob a proteção da Santíssima Virgem Maria.


Pe. Karol Della Rovere Wojtyla 
Chanceler da Arquidiocese de Salvador



Postagem Anterior Próxima Postagem