Carta | Saudação a todo o clero e povo de Deus pertencentes a Arquidiocese de São Salvador

 

DOM RAUL GABRIEL STEINER
BISPO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR
TITULAR DE NASAI
SECRETÁRIO EXECUTIVO DA AÇÃO EVANGELIZADORA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA

A todo o povo de Deus, bem como ao Clero Arquidiocesano, minhas saudações de saúde e paz.

    Recebi com alegria o convite da Congregação para os Bispos, na pessoa de seu prefeito, a nomeação para poder auxiliar esta querida Arquidiocese. Sei que meu nome é muito bem divulgado no meio do povo, porém vos digo, estou aqui para vos servir e com o coração aberto para aprender com cada um de vocês.
    Ontem celebrávamos a Festa do Batismo do Senhor e, devemos lembrar, que o Divino Mestre nos apontou o caminho da servidão aos irmãos e um caminho de humildade e abnegação de si. Sou apenas um humilde servo na vinha do Senhor e estou nas mãos do Daquele que me chamou e seguindo para onde Ele, em sua bondade, me mandar.
    Agradeço a todos que me recepcionaram nesta querida arquidiocese e peço a confiança para que trabalhemos juntos em prol do povo de Deus que está neste ambiente virtual.
    Ao clero desejo recordar que o Sacerdote deve assemelhar-se ao Bom Samaritano: olha com amor a ovelha ferida, cuida dela e a leva ao encontro do verdadeiro Amor: Jesus Cristo, o Sumo e Eterno Sacerdote. Acima de tudo, o sacerdote, pelos méritos de Cristo, é o único que tem a graça de nos trazer Jesus Eucarístico, alimento Vivo e Eficaz. Seja no altar da mais bela e suntuosa Basílica ou Catedral, diante de multidões, ou seja, no mais remoto dos lugares, em meio à solidão. Assim aos Ministros Ordenados estão relacionados os sacramentos todos. O Bispo, como Pastor de uma Diocese, e pai dos sacerdotes a ele confiados, tem como missão estar atento às necessidades desses filhos, amparando-os, ajudando-os, corrigindo-os e os ensinando com exemplos e atenção contínua, para que não se percam ao longo do caminho. Desejo ser pai, amigo e ajudante. Aquele que saiba se colocar a frente para guiar, junto para decidirmos os rumos certos e atrás sabendo que vocês também sabem o caminho a trilhar.
    Aos leigos e leigas quero rememorar que sermos cristãos é estar na linha mais avançada da Igreja, pois têm consciência clara de não somente pertencerem à Igreja, mas de serem Igreja, de formarem uma grande comunidade de fieis, unidos ao Papa e aos Bispos, formando comunhão, vivendo em unidade e semeando a Palavra. O leigo engajado na vida paroquial torna-se o olhar e a voz do Sacerdote onde este não pode chegar e, mais ainda, torna presente o próprio Jesus e Sua mensagem de amor aos que ainda não O conhecem. Para além das paredes do Templo, o leigo faz conhecer a beleza da Igreja de Cristo, seja pelas palavras ou pelas atitudes. Muitos, ao se depararem com um leigo comprometido em sua caminhada de fé, dizem: ‘ele (a) é da Igreja’. Isso denota a importância da vocação leiga num mundo paganizado. Ser atuante e comprometido tem sido um grande desafio nos tempos atuais, pois, refletir o rosto de Cristo e de sua Igreja, exige perseverança, fé, dedicação constante e também um abdicar-se de certas realidades mundanas, para viver essencialmente o mandado de Cristo de “anunciar a toda criatura o amor e a verdade de Deus”. Esses predicados necessários são supridos aos que se dedicam com amor e afinco, coragem e determinação, pelo Espírito Santo, que encaminha os corações disponíveis. Na doação de si mesmo, o leigo se fortalece no amor e na misericórdia do Pai. Nossa gratidão aos leigos e leigas que fazem acontecer a Igreja de Cristo na Arquidiocese de São Salvador.
    Por fim, confio meu ministério e meu tempo nestas terras soteropolitanas à Virgem Maria, aquela que sempre me acompanhou e esteve comigo em meu ministério. Conto com cada irmão e irmã desta arquidiocese para que possamos caminhar juntos para a Jerusalém Celeste.
DADO PASSADO em nossa Cúria Metropolitana de Salvador, sob os selos e brasão de nossas armas, no dia 10 do mês de Janeiro do ano de 2022, sob a coroa pontifícia do Papa João III.
Unidos naquele que primeiro nos amou,

+ Raul Gabriel Steiner
Dom Raul Gabriel Steiner
Bispo Auxiliar

Postagem Anterior Próxima Postagem