Ata de Tomada de Posse do Pároco-Reitor da Catedral-Basílica Primacial de São Salvador da Bahia, Revmo. Monsenhor Giuseppe Siri
Na tarde de hoje, vigésimo sexto (26°) dia, do mês de fevereiro (02), do ano sacerdotal de dois mil e vinte e dois (2022), na VII semana do Tempo Comum, por meio desta ata aqui assinada, com intuito de oficializar e preservar concretamente, com as devidas testemunhas, dispomos a seguir com transparência o descrever da cerimonia de posse ocorrida:
Tendo início da Santa Missa de Posse Canônica ás 14:30, na Catedral Primaz, sob o patronato de São Francisco Xavier, em nosso território arquidiocesano, sob a presidência do Arcebispo Dom Iago Alves, o Reverendíssimo Monsenhor Giuseppe Siri (padre568), se fez presente para assumir a supracitada paróquia como PÁROCO, conforme a provisão canônica n°03/2022 emitida previamente pelo Arcebispado por meio da chancelaria a qual o elegeu para este ofício eclesiástico. O dito presbítero após a homilia do presidente, e a leitura da provisão pelo Chanceler Diácono Francisco Reis, Mons. Siri fez sua profissão de fé, jurou fidelidade e renovou suas promessas de ordenação diante dos clérigos, leigos; a toda comunidade de fé local.
Com todas estas circunstâncias, foi devidamente EMPOSSADO, e terá de exercer a função de pároco com todos os ofícios e honras a ele concedidas agora, guiando pastoralmente os fiéis e administrando os bens da igreja a ele confiados, pelo Arcebispado de São Salvador na pessoa de Dom Iago Alves, em comunhão com a Santa Sé do legítimo sucessor de Pedro o vigente Papa João III.
Segue abaixo deste documento a assinatura de representantes, que agiram de forma a testemunhar tudo aqui transcrito, assim a chancelaria arquidiocesana LAVRA a esta ata, a mesma a qual será devidamente arquivada no livro de Posses das Paróquias em nossos documentos, sendo enviada uma segunda via que permanecerá neste território paroquial junto a seu titular.
No mais despeço-me invocando as mais copiosas bênçãos de Deus sobre o novo pároco, pela intercessão de São Francisco Xavier, e desejando-lhe uma frutuosa atuação que com certeza virá.
Dado e Passado na Chancelaria, cúria Arquidiocesana de São Salvador da Bahia.
Assino e dou fé: