LIVRETO DA SANTA MISSA DE POSSE DO PADRE LUCAS OLIVEIRA
BASÍLICA DE SÃO VICENTE DE PAULO
Ass: O amor de Cristo nos uniu.
O sacerdote diz:
Pres: Confessemos os nossos pecados.
Ass: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito*) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.
Pres: Oremos.
Então o sacerdote abrindo os braços reza a oração;
6. Os ritos iniciais e a Liturgia da Palavra prosseguem, como de costume, até o Evangelho inclusive.
32Mas ele ficará com uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel”. 12, 19Israel rebelou-se contra a casa de Davi até ao dia de hoje.
Sl 80
9. É conveniente que o Evangelho seja anunciado pelo próprio pároco, o qual se aproxima primeiro do Bispo, o pede a bênção, e depois recebe dele o livro dos Evangelhos.
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.
10. Enquanto isso, o sacerdote, se usar incenso, coloca-o no turíbulo. O que vai proclamar o Evangelho, inclinando-se diante do sacerdote, pede a bênção em voz baixa:
Sac: Dá-me a tua bênção.
O sacerdote diz em voz baixa:
O sacerdote, inclinado diante do altar, reza em silêncio;
Mc 7, 31-37
Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.
O celebrante realiza a homilia como de preceito
DOM DARLLAN VICTOR D' MÉDICI CARDEAL MESSIAS, OFM
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-PRESBÍTERO DI SANCTI ANTONII PATAVANI AD CIRCUMITIONEM APPIANAM
ARCEBISPO PRIMAZ DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR DA BAHIA
A todos que estas letras lerem, paz e bem!
Venho por meio desta, como Arcebispo Primaz de nossa Arquidiocese, no uso das faculdades a mim outorgadas pela Santa Sé, visando o bem e as necessidades locais, me dirigindo ao reverendíssimo Padre Lucas Oliveira (Lucas17), tendo ciência de suas competências, considero por bem de tal modo o NOMEAR como Pároco e Reitor da Basílica de São Vicente de Paulo, com todos os ofícios, honras, faculdades e atribuições da qual é incumbido neste posto. Oriento ainda que o mesmo receba o quanto antes sua posse canônica, que poderá ser agendada pelo mesmo com a chancelaria arquidiocesana, devendo receber tal paróquia de mim arcebispo desta circuncisão ou um de meus bispos auxiliares. No mais deixo explicito para que com todo zelo receba e contribua com a atividade pastoral no local confiado, e com compromisso guie as pessoas que a esta frequentam apontando sempre o caminho da salvação.
No mais me despeço, e suplico a nosso padroeiro São Francisco Xavier para que derrame suas enormes benção junto a Deus sobre este filho, e o conceda um íntegro pastoreio.
Provisão dada e passada na chancelaria Arquidiocesana, aos 31 dias do mês de Janeiro, do ano sacerdotal de 2022.
OFERTÓRIO
Pres: Senhor nosso Deus, que criastes o pão e o vinho para alimento da nossa fraqueza, concedei que se tornem para nós sacramento da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
ao terminar, o povo aclama:
Une as mãos e traça o sinal da cruz sobre o pão e o cálice ao mesmo tempo, dizendo:
Jesus tendo o pão em suas mãos,
Eleva os olhos
olhou para o céu e deu graças, partiu o pão e o entregou a seus discípulos.
Mostra ao povo a hóstia consagrada, coloca-a na patena, fazendo genuflexão para adorá-la.
Então prossegue:
Do mesmo modo, ao fim da ceia,
Em seguida diz:
Tudo isto é mistério da fé!
O sacerdote, de braços abertos, continua:
O sacerdote, de braços abertos, continua:
O sacerdote, de braços abertos, continua:
O sacerdote, de braços abertos, continua:
O sacerdote, de braços abertos, continua:
Ass: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
Pres: Saudai-vos, como irmãos e irmãs em Cristo Jesus.
No rito da paz, o pároco dará a paz a alguns dos fiéis que representem a comunidade paroquial.
Ass: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.
Pres: Ó Deus, vós quisestes que participássemos do mesmo pão e do mesmo cálice; fazei-nos viver de tal modo unidos em Cristo, que tenhamos a alegria de produzir muitos frutos para a salvação do mundo. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.
Dita a Oração depois da comunhão, o Bispo convidará o pároco a dirigir breve alocução à comunidade.