Nota Oficial - Acerca do Fechamento da Arquidiocese de Salvador


NOTA OFICIAL

Nota Oficial acerca do fechamento da Arquidiocese de Salvador

Dom Thomas Hatcan Vargas, administrador apostólico.

Irmãos, primeiramente, graça e paz a todos que lerem essa nota.

Segundamente, é com muito pesar que hoje (23/07) foi decidido e publicado o fechamento da Arquidiocese. É muito triste isso, mas não errado.


Devemos analisar a arquidiocese em geral como um corpo. O Corpo só funciona se cem por cento de seus orgãos funcionarem bem, sendo que, se um desses orgãos parar, pode causar graves problemas, ou em casos piores, a morte.

E assim é uma arquidiocese, ela apenas funciona se TODOS os orgãos funcionarem. E não digo apenas seminário, mas todos... Pastorais, programas, missas e etc...

E infelizmente, a Arquidiocese de Salvador sofria muito com isso, os seus orgãos não estavam cem por cento. Não é de hoje que ouvimos sobre o fechamento de SSB, seja por falta de vocações, padres sem vontades de trabalhar e diversos problemas.


Quando assumi a arquidiocese, ela estava com uma taxa baixíssima de vocacionados, poucos padres faziam algo, sequer celebravam suas missas... 

Mas... Com apoio, força de vontade e principalmente a graça de Deus, consegui colocar a arquidiocese nos prumos... Arrumando vocacionados, fazendo missas, ordenações e conversando, tentando ANIMAR e tentando evitar o fechamento da arquidiocese.

Tenho lutado tempo a tempo, dia a dia, hora a hora, resistindo a muitas dificuldades incessantes, tudo suportando muitas vezes sozinho, para defender uma arquidiocese e uma história, que infelizmente por erros de antecessores passados e de objeções passadas, ocasionaram em seu fechamento. Nada mais vos posso dar a não ser meus agradecimentos e meus conselhos.


Primeiramente agradecer ao Santo Padre pela oportunidade de estar a frente da Arquidiocese de Salvador, sei que, fiz de tudo para tentar mantê-la e melhora-la e saio também me botando a dispor sempre das ordens da Santa Sé e S.S.

Também agradecer a todos com que ajudaram a batermos nossas metas, que não só batemos, mas superamos. E por fim, deixo a reflexão aos padres e bispos de SSB que serão enviados as novas arquidioceses;

Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje, ajude aqueles que precisam e sigam com força de coragem em suas missões, sempre em prol de Deus. Pois a Igreja não funciona apenas com 1,2,3... padres, ela apenas funciona se TODOS se dedicarem. Relembro a frase de Santo Expedito em seu martírio: ''Cras? No! Hodie.'' (Amanhã? Não! Hoje!) Mostrando que devemos sempre fazer hoje e não deixarmos pra amanhã, pois o amanhã pode ser tarde.

Por fim, termino essa nota rogando a Deus e a Virgem Maria para que façam cair chuva de bençãos a todos. Nada receio, serenamente damos mais um passo para que das cinzas da Arquidiocese, renasça, como uma fenix, o mais forte espírito de força, coragem e fé! 


Dado e passado em Salvador, na Cúria Metropolitana aos vinte e três (23) do mês de julho do ano Sacerdotal de 2022.

 

Atenciosamente,






    

Postagem Anterior Próxima Postagem