Oração das Completas - Terça Feira


LIVRETO
ORAÇÃO DAS COMPLETAS COM O ARCEBISPO
NA CAPELA NOSSA SENHORA DE PENTECOSTES

SAUDAÇÃO

1. Quando o Bispo preside, na igreja, a Completas, enverga as vestes corais, e é assistido por alguns ministros. Ele começa a Hora pelo versículo:
Pres: Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
Ass: Socorrei-me sem demora.

Pres: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

2. Se houver exame de consciência, realiza-se em silêncio ou inserido em ato penitencial.
Pres: Tende compaixão de nós, Senhor.
Ass: Porque somos pecadores.

Pres: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.
Ass: E dai-nos a vossa salvação.

Segue-se a absolvição sacerdotal:
Pres: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass: Amém.

HINO

3. Todos rezam o Hino proposto:
Ass:
Ó Cristo, dia e esplendor,
na treva o oculto aclarais.
Sois luz de luz, nós o cremos,
luz aos fiéis anunciais.

Guardai-nos, Deus, nesta noite,
velai do céu nosso sono;
em vós na paz descansemos
em um tranquilo abandono.

Se os olhos pesam de sono,
vele, fiel, nossa mente.
A vossa destra proteja
quem vos amou fielmente.

Defensor nosso, atendei-nos
freai os planos malvados.
No bem guiai vossos servos,
com vosso sangue comprados.

(Todos inclinados)
Ó Cristo, Rei piedoso,
a vós e ao Pai toda a glória,
com o Espírito Santo,
eterna honra e vitória.

SALMODIA

4. Durante a salmodia, todos estão sentados.

Ant.
Pres: Não escondais vossa face de mim,
Ass: porque em vós coloquei a esperança!

Salmo 142(143), 1-11

Prece na aflição
Ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo (Gl 2,16).

Leitor 1: Ó Senhor, escutai minha prece,
ó meu Deus, atendei minha súplica!
Respondei-me, ó vós, Deus fiel,
escutai-me por vossa justiça!

Leitor 2: Não chameis vosso servo a juízo,
pois diante da vossa presença
não é justo nenhum dos viventes.

Leitor 1: O inimigo persegue a minha alma,
ele esmaga no chão minha vida
e me faz habitante das trevas,
como aqueles que há muito morreram.
Já em mim o alento se extingue,
o coração se comprime em meu peito!

Leitor 2: Eu me lembro dos dias de outrora
e repasso as vossas ações,
recordando os vossos prodígios.
Para vós minhas mãos eu estendo;
minha alma tem sede de vós,
como a terra sedenta e sem água.

Leitor 1: Escutai-me depressa, Senhor,
o espírito em mim desfalece!
Não escondais vossa face de mim!
Se o fizerdes, já posso contar-me
entre aqueles que descem à cova!

Leitor 2: Fazei-me cedo sentir vosso amor,
porque em vós coloquei a esperança!
Indicai-me o caminho a seguir,
pois a vós eu elevo a minha alma!
Libertai-me dos meus inimigos,
porque sois meu refúgio, Senhor!

Leitor 1: Vossa vontade ensinai-me a cumprir,
porque sois o meu Deus e Senhor!
Vosso Espírito bom me dirija
e me guie por terra bem plana!

Leitor 2: Por vosso nome e por vosso amor
conservai, renovai minha vida!
Pela vossa justiça e clemência,
arrancai a minha alma da angústia!

Pres: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant.
Pres: Não escondais vossa face de mim,
Ass: porque em vós coloquei a esperança!

LEITURA BREVE
1Pd 5,8-9a

5. Após a salmodia, estando todos sentados, o leitor, de pé, em lugar adequando, faz a leitura breve:
Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé.


RESPONSÓRIO BREVE

6. Em seguida, inicia o presidente inicia o Responsório Breve, dizendo:
Pres: Senhor, em vossas mãos, eu entrego o meu espírito.
Ass: Senhor, em vossas mãos, eu entrego o meu espírito.

Pres: Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
Ass: Eu entrego o meu espírito.

Pres: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Senhor, em vossas mãos, eu entrego o meu espírito.

CÂNTICO EVANGÉLICO

Ant.
Pres: Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos!
Ass: Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz!

CÂNTICO DE SIMEÃO
Lc 2,29-32
Cristo, luz das nações e glória de seu povo

7. Depois, recita-se a antífona do cântico evangélico. Ao começá-lo, todos se levantam e benzem-se:
Todos: Deixai, agora, vosso + servo ir em paz, conforme prometestes, ó Senhor.
Pois meus olhos viram vossa salvação que preparastes ante a face das nações:
uma Luz que brilhará para os gentios e para a glória de Israel, o vosso povo.


Pres: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant.
Pres:
Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos!
Ass: Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz!

ORAÇÃO

8. Em seguida, se diz a oração própria para cada dia, como no Saltério, precedida do convite Oremos.
Pres: Oremos.
Pres: Iluminai, Senhor, esta noite e fazei-nos dormir tranquilamente, para que em vosso nome nos levantemos alegres ao clarear do novo dia. Por Cristo, nosso Senhor.
No fim responde-se:
Ass: Amém.

9. A oração conclusiva é dita pelo Bispo, o qual, a seguir abençoa os participantes, dizendo:
Pres: O Senhor nos conceda uma noite tranquila e, no fim da vida, uma morte santa.
Ass: Amém.

ANTÍFONA FINAL DE NOSSA SENHORA

10. Por fim, canta-se ou reza-se a antífona de Nossa Senhora:
SALVE, REGÍNA, MATER MISERICÓRDIAE,
VITA, DULCÉDO, ET SPES NOSTRA, SALVE.
AD TE CLAMÁMUS, ÉXSULES FÍLII EVAE,
AD TE SUSPIRÁMUS, GEMÉNTES ET FENTES
IN HAC LACRIMÁRUM VALLE.
EIA, ERGO, ADVOCÁTA NOSTRA,
ILLOS TUOS MISERICÓRDES ÓCULOS
AD NOS CONVÉRTE.
ET IESUM, BENEDÍCTUM FRUCTUM VENTRIS TUI,
NOBIS POST HOC EXSÍLIUM OSTÉNDE.
O CLEMENS, O PIA, O DULCIS VIRGO MARIA.


Pres: Louvado sejam Jesus e Maria.
Ass: Para sempre sejam louvados. 
Postagem Anterior Próxima Postagem