Reflexão - Jesus veio aos mais pobres: Como podemos seguir seu exemplo?


DOM THOMAS HATCAN VARGAS

ADMINISTRADOR APOSTÓLICO DE SSB


A todos que lerem, graça e paz da parte de Deus.

Reflexão: Jesus veio aos mais pobres: Como podemos seguir seu exemplo?

 

Jesus viveu uma trajetória de dedicação e cuidado com os mais pobres. Desde o seu nascimento, teve uma vida simples. Nasceu em um estábulo entre animais, cresceu em uma família humilde e foi apresentado no Templo com a oferta dos pobres. Com o passar dos anos, mostrou-se próximo daqueles que eram discriminados e desprezados da sociedade e fez dessa a sua missão de vida.
Então, o que Jesus espera de nós?
Jesus não apenas deixou o exemplo da solidariedade, como também nos indicou que esse é o caminho a ser trilhado para fazer a vontade de Deus e caminhar na santidade. Dessa forma, quando olhamos para a sua história, devemos nos inspirar no tamanho do seu amor pelos mais necessitados. O espaço que o pobre tem no coração de Cristo é o que também devemos manter em nossos corações.
“Jesus respondeu: ‘Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha e siga-me.’” Mateus 19, 21
Cristo se identifica com o pobre, com o excluído e marginalizado. Portanto, ao manifestarmos nosso amor e cuidado com o próximo, estamos também nos aproximando de Jesus.
“Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram.’” Mateus, 25, 31-46
Portanto, vamos ajudar sempre o irmão necessitado!

 

Postagem Anterior Próxima Postagem