Bula de Nomeação - Arcebispo de São Salvador


I O A N N E S   P A U L U S,   E P I S C O P U S
SERVUS SERVORUM DEI

Ao estimado filho Dom Erlei Forgione, até então Administrador Apostólico de São Salvador da Bahia, nomeado Arcebispo Metropolitano desta mesma arquidiocese, e a todos que estas letras lerem, saúde, paz e benção apostólica.

O serviço ao Senhor necessita de operários que estão dispostos a assumir as responsabilidades inerentes às atividades que lhes são confiadas, visando a melhor administração dos territórios onde se encontra o povo de Deus, e, sobretudo, para o melhor pastorear deste mesmo povo sacerdotal, que sob a tutela de um servo bom e fiel, deve investir os seus talentos e fazê-los render o dobro daquilo confiado pelo patrão para que não seja como o servo mau e preguiçoso, que enterrou os talentos dados pelo patrão e não os fez render nada (cf. Mateus 25, 14-25).

É esperado de um pastor, que saiba lidar com as ovelhas, guiar o rebanho, para que possam chegar ao aprisco seguro para finalmente descansarem após a longa jornada. A recompensa nos aguarda na glória eterna, desde que sejamos bons pastores, que levem as ovelhas ao bom caminho, e não os maus que colocam a perder a sua própria vida e a de seu rebanho. Por isso, sejas como o pastor bom, que zela e cuida e que está disposto a dar a própria vida pela de suas ovelhas, que cuida com carinho e amor, mas sabe também, como um pai zeloso e preocupado, exortar e chamar a atenção quando necessário.

Assim também sucede com aqueles que se dedicam ao serviço na vinha do Senhor, e que recebem dele os talentos para serem empregados de modo a produzirem fruto sessenta, oitenta ou cem vezes mais (cf. Mateus 13, 8). Desta forma, amado filho, a parábola dos dez talentos, continua dizendo que àquele que tem, lhe será dado mais ainda e ele o terá em abundância, por isso, observando o trabalho altamente qualificado e aprovável que tens desenvolvido como Administrador Apostólico desta arquidiocese, DECRETO a sua nomeação como Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia de todos os santos, gozando de todos os direitos inerentes a este cargo e tendo sobre ti todos os deveres também atrelados a ele.

Por fim, exorto-vos para que tenha consigo sempre os votos que fazes por ser da ordem de São Francisco de Assis: Obediência, para se submeter às ordens de seus superiores e seres fiel a esta cátedra de São Pedro; Castidade, para dedicar toda a sua vida ao Senhor e a Sua esposa, a Santa Madre Igreja; e a pobreza e humildade, para que seguindo os passos do pai fundador desta ordem, possas saber viver apenas com o necessário, e se mantendo sempre na posição de servo e servidor, e não de senhor e servido. Que estes três votos pautem seus trabalhos, ainda sob a intercessão da Santíssima Virgem Maria, para que possas lograr êxito nesse novo labor que a ti confiamos. Tendo a certeza de que vais ouvir este apelo e desempenhar com destreza este trabalho, rogo bençãos sobre vós e sobre este território arquidiocesano, para que seu trabalho renda bons e duradouros frutos para a Santa Igreja.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro aos oito dias do mês de julho do ano da graça do Senhor de 2020, primeiro de nosso pontificado.


IOANNES PAULUS VII
Pontifex Maximus


Prefeitura da Casa Pontifícia
Escrito por Mauro Skol Sharpen Araújo Capellari
Revisto por D.Tomás Skol Sharpen Abels von Klapperschlange cardeal Araújo

Postagem Anterior Próxima Postagem