Homilia do Arcebispo de Salvador - Posse Canônica e Imposição do Pálio



HOMILIA POR OCASIÃO DA POSSE CANÔNICA E IMPOSIÇÃO DO PÁLIO PASTORAL DO ARCEBISPO. 

Eminentíssimo Sr. Núncio Apostólico, D. Pedro Melchior,
Caríssimos Bispos e Padres,
Querido povo de Salvador,

 A Palavra de Deus é Viva e eficaz. Ela tem uma força excepcional, supera qualquer obstáculo para fazer realizar a vontade de Deus. E ela não volta para Deus  antes de cumprir sua finalidade, seja qual for o tipo de terreno que ela caia.
Com a liturgia deste XV Domingo do tempo comum, iniciamos o capítulo XIII do Evangelho de Mateus, que iremos refletir nos próximos domingos. E neste capítulo Jesus ensina através de Parábolas, sete parábolas.
A primeira parábola é do semeador que saiu a semear.
O semeador é Jesus Cristo, a semente a Palavra de Deus, os diversos tipos de terreno, nosso coração e o campo é o mundo.
Jesus fala em parábolas, usando imagens tiradas da natureza, das situações diárias da vida, para ensinar sobre o Reino de Deus. Mas essas parábolas só poderiam ser compreendidas por quem tivesse um coração humilde e bom.
Os diferentes tipos de terreno(coração), significam as diferentes formas como acolhe-se a semente (Palavra de Deus).
Quando deixamos que  a Palavra de Deus entre em nossas vidas, penetre em nossos corações e produza frutos de vida, justiça, perdão, de partilha, de amor, de caridade ao próximo, de esperança, aí ela encontrou um terreno fértil. Mas o nosso coração pode ser como a semente que caiu pelo caminho, o maligno não deixa dar frutos. Escutamos a Palavra de Deus, a acolhemos, mas não compreendemos, se torna ineficaz, nossa vida não muda nada.
Quando nosso coração assemelha -se a um terreno pedregoso, a Palavra de Deus que é fecundada é acolhida com alegria, mas quando surgem as dificuldades, tribulações, enfermidades, desemprego, etc, não temos coragem de seguir em frente, nos afastamos de Deus. E, quando o nosso coração assemelha -se a um terreno com espinhos, o mundo, o desejo de poder, a riqueza, os bens materiais sufocam a Palavra de Deus, não permite que o nosso coração se abra ao amor, à caridade, à solidariedade, à justiça. Todos nós queremos que o nosso coração seja um terreno bom, onde a Palavra de Deus produza bons frutos, mas isso só poderá acontecer se tivermos a capacidade de nos deixar transformar pelo Santo Evangelho, pela proposta de Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Que nossa vida, nosso coração, sejam terrenos bons onde o semeador Jesus Cristo possa semear seus valores. Que assim permitindo, sejamos também nós, semeadores incansáveis do Reino de Deus, de sua justiça, da sua capacidade de perdoar, do amor fraterno, da esperança, da paz.
Peçamos a Deus a graça de sermos imitadores da Virgem Maria e dos Santos, que souberam ser o terreno bom, onde a semente, a Palavra de Deus foi acolhida, semeada e produziu frutos, cem, sessenta, trinta por um.
"Quem tem ouvidos, ouça!"(Mt 13, 9)
Assim Seja, amém.

Postagem Anterior Próxima Postagem