Convocação Arquidiocesana N° 02/2020 - Missa de entronização pontifícia

 


CONVOCAÇÃO ARQUIDIOCESANA PARA A MISSA DE ENTRONIZAÇÃO E COROAÇÃO DE SUA SANTIDADE, O PAPA BENTO V.

Salvador, 26 de outubro de 2020.
Convocação Arquidiocesana N° 02/2020

A todos que esta lerem, paz, bênção da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

"O Papa, bispo de Roma e sucessor de S. Pedro, «é princípio perpétuo e visível, e fundamento da unidade que liga, entre si, tanto os bispos como a multidão dos fiéis» (408). Com efeito, em virtude do seu cargo de vigário de Cristo e pastor de toda a Igreja, o pontífice romano tem sobre a mesma Igreja um poder pleno, supremo e universal, que pode sempre livremente exercer (Cf. CIC. 882)". Nosso Senhor Jesus Cristo ao fundar a sua Santa Igreja, confiou ao Apóstolo Pedro as chaves que ligam o Céu e a Terra, portanto, o constituiu como o primeiro pastor universal da mesma, fazendo com que ele fosse o primeiro pontífice da Igreja Católica, una e santa.

Desse modo, toda a Igreja deve estar em comunhão com ele, o Romano Pontífice, para que ele nos confirme na fé e pastoreie o seu rebanho nos caminhos do Senhor. Em orbe habbiano, por mais que não haja a sucessão apostólica, o Papa possui este mesmo ofício de guiar sublimemente todo o corpo místico de Cristo. As Igrejas Particulares, sendo elas Arquidioceses ou Dioceses, são pastoreadas pelos Bispos que são nomeados diretamente pelo Santo Padre, onde eles passam a ter o múnus pastoral sobre aquela circunscrição eclesiásticas e confirmam aquela porção do povo de Deus na comunhão com o Vigário de Cristo.

Tendo em vista que é fundamental que todo o clero esteja unido com o seu pastor, o Papa, CONVOCO a todos os seminaristas, diáconos, presbíteros e epíscopos incardinados na Arquidiocese de Salvador, a participarem da Santa Missa de entronização e coroação do Sumo Pontífice, Bento V. O evento ocorrerá na terça-feira (27/10) ás 16:00 Horário de Brasília, na Praça de São Pedro em Roma. Aqueles que não justificarem a sua ausência neste magnífico e histórico acontecimento da Igreja, estarão passíveis de penas eclesiásticas conferidas pelo Código de Direito Canônico.

Fraternalmente,
Dom Apolônio Médici Cardeal Materazzi, OFM
Arcebispo Metropolitano






Postagem Anterior Próxima Postagem