Decreto Arquidiocesano N° 11/20 - Orientações para o tempo de Sé Vacante

 

ORIENTAÇÕES ARQUIDIOCESANAS PARA O TEMPO DE SÉ VACANTE


Salvador, 19 de outubro de 2020. In tempore Sede Vacante.
Decreto Arquidiocesano N° 11/20.

A todos que lerem este decreto arquidiocesano, saúdo-vos desejando a paz e o bem! 

No Consistório Extraordinário, convocado por Sua Santidade João Paulo VII, no dia quinze (15) de outubro do ano vigésimo milésimo (2020) da encarnação do Senhor Jesus, o Romano Pontífice anunciou aos eminentíssimos cardeais a sua renúncia ao pontificado. Logo em seguida, convocou todo o clero para se fazerem presentes na Praça de São Pedro, onde o mesmo iria fazer suas últimas alocuções públicas para o povo de Deus, gerando muita emoção e gratidão por parte do seu rebanho. Dada a quebra do anel do pescador, simbolizando o fim da autoridade do papa sobre a Igreja de Cristo, no dia de hoje ás 22:30 Horário de Brasília, o Cardeal Camerlengo proclama a vacância da Sé de Roma.

Neste período em que a Igreja se encontra, temporiamente, sem o Sucessor de São Pedro e pastor universal do povo de Deus, somos chamados a reatarmos e fortificarmos os nossos laços fraternos e nos unir em oração pela nossa Igreja, para que o Espírito Santo possa iluminar os irmãos Cardeais que irão eleger o futuro Pontífice na cerimônia chamada de Conclave. Toda a Igreja do Habbo se unirá em um profundo espírito de oração e súplica da misericórdia de Deus para com o seu povo, que se encontra atualmente sem um pastor, portanto, é de salutar importância que os reverendíssimos senhores presbíteros e párocos, bem como os excelentíssimos senhores bispos-auxiliares, sigam e obedeçam as orientações que serão dispostas neste documento pastoral, em total obediência às prescrições emitidas pela Santa Sé acerca deste tempo que estamos vivendo, visando uma saudável rotina de oração do povo soteropolitano.

Em conclusão, segue as exortações e orientações pastorais e espirituais da Arquidiocese de Salvador no tempo de Sede Vacante:

Art. 1° - Acerca da menção do nome do Papa na Oração Eucarística.
Quando mencionamos o nome do Papa Reinante e do nosso Bispo diocesano, respectivamente, na Oração Eucarística, esta possui um significado além de uma prece e de orar pelos nossos pastores, compreende-se também a nossa plena unidade e comunhão com o Romano Pontífice, ele que é o Sucessor de São Pedro e Vigário de Cristo na Terra. Logo, neste período de Sé Vacante, todas as Igrejas e Capelas pertencentes à Arquidiocese de Salvador devem omitir a clausula que menciona o nome do Sumo Pontífice, deixando apenas a clausula que menciona o Bispo Diocesano, em nosso caso, a mim, Apolônio. Neste caso, não se deve acrescentar o título de “Arcebispo” e nem o pronome “Dom”, menciona-se apenas o nome de batismo do espícopo.

Vejamos como ficaria na Oração Eucarística II:
Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade com o nosso bispo Apolônio, e todos os ministros do vosso povo.

Art. 2° - Acerca da celebração das Missas em intenção do Conclave.
Como citado anteriormente, é fundamental que toda a Igreja permaneca em uma profunda união e em um espírito de oração pelo novo pastor que será eleito. Portanto, é de suma importância que o clero de Salvador celebre nesta semana as missas em intenção do Conclave, oferecendo ao Senhor as suas orações pela Santa Igreja, uma vez que o Conclave remete ao cenáculo dos Apóstolos e, portanto, toda a Igreja deve estar em união com seus pastores sagrados e dar graças ao Senhor por sua bondade e providência.

Portanto, nas missas em intenção da eleição do Papa, os presbíteros devem utilizar as seguintes orações, extraídas do Missal Romano, específicas para este tempo:

Antífona de entrada (1 Sm 2, 35)

Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e minha vontade. Eu lhe darei uma casa que permaneça para sempre e ele caminhará na minha presença todos os dias.

Oração do dia:

Ó Deus, pastor eterno, que governais o vosso rebanho com solicitude constante, no vosso amor de Pai, concedei à Igreja um pastor que vos agrade pela virtude e que vele solícito sobre nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Sobre as oferendas:

Ó Deus, sede compassivo para conosco, e dai-nos, pelas oferendas que vos apresentamos, a alegria de ver à frente de vossa Igreja um pastor do vosso agrado. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhão (Jo 15, 16)

Fui eu que vos escolhi e enviei para produzirdes fruto, e o vosso fruto permaneça, diz o Senhor.

Depois da comunhão:

Refeitos, ó Deus, pelo sacramento do corpo e do sangue de vosso Filho, dai-nos a alegria de possuir um pastor que dirija o vosso povo no caminho da virtude e faça penetrar em seu coração a verdade do evangelho. Por Cristo, nosso Senhor.

Exorto também, que rezem estas orações em particular, a fim de que, no seu cotidiano, possa também estar unido na oração junto com a Igreja para a eleição do novo Papa.

Art. 3° - Das orações para a eleição do Papa fora do âmbito litúrgico.
Caríssimos irmãos, como já dissertado, toda a Igreja está unida com seus pastores através da oração constante e profunda. Que o clero da Arquidiocese de São Salvador, juntamente com a comunidade de fiéis, não limite as orações Pro Ecclesia (Pela Igreja) apenas no momento da Santa Missa, mas pratiquem estas orações no seu cotidiano, em eventos, reuniões, grupos de orações e relacionados. Mantenhamos o espírito de comunhão da Igreja Militante, que suplica a Deus, Nosso Senhor, que envie um Bom Pastor para a sua messe.

Revogam-se apenas disposições contrárias emitidas pelo Sacro Colégio dos Cardeais.

Despeço-me suplicando a benção de Deus Todo-Poderoso e a intercessão de nosso diletíssimo padroeiro, São Francisco Xavier, sobre todos os nossos trabalhos, para que estes sejam santificados para honra e glória do Santo nome do Senhor. 

PUBLIQUE-SE, CUMPRA-SE, ARQUIVE-SE.

DADO e PASSADO em nossa cúria metropolitana de Salvador, no décimo nonp dia do mês de outubro do vigésimo milésimo ano da encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, sob o selo e o sinal de nossas armas heráldicas, in tempore Sede Vacante.

Cordialmente,
Dom Apolônio Médici Cardeal Materazzi, OFM
Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia


 



Postagem Anterior Próxima Postagem