Ao Eminentíssimo Arcebispo, Aos Excelentíssimos Bispos, Aos Reverendíssimo Padres, e a todos que deste lerem ou tomarem conhecimento, saúde e paz.
"Jesus Cristo é Aquele que o Pai ungiu com o Espírito Santo e constituiu sacerdote, profeta e rei. Todo o povo de Deus participa destas três funções de Cristo, com as responsabilidades de missão e de serviço que delas resultam” Catecismo §783
Dirijo-me ao clero da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, aos Reverendíssimos padres que foram enviados por Cristo, e também pela Nunciatura Apostólica para o Brasil, é com imensa alegria no coração que recebemos a cada um de vocês em nossa Arquidiocese.
Exorto a vós que se entreguem todos os dias pela Igreja de Cristo, principalmente por esta Igreja em particular que lhes foi confiada e entregue, saibam que como padres diocesanos, todos vós tem a missão de auxiliar e zelar pela vida pastoral deu suas arquidioceses.
Tendo em vista a necessidade da igreja Local, foram criadas as foranias, peço a vós que sejam fiéis na ajuda aos bispos responsáveis de suas respectivas regiões, sejam a eles fiéis servos na missão confiada a vós.
Lembro a vós que devem ser bons pastores para as ovelhas que são entregues a vós, nunca se esqueçam que nossa vocação maior é o amor, então nunca deixem de amar, ouvir, ajudar, aconselhar, e se fazerem presentes na vida dos irmãos, sigam firmes no anúncio incansável da Boa Nova de Cristo, e também na busca incansável pela Santidade.
A maior vergonha da nossa vida não é ser julgado em praça pública, não é ser apedrejado em praça pública, não é ser despido de nossas vestes em praça pública, digo a vós que a maior vergonha da nossa vida é perder o nosso maior tesouro, o céu.
Suplico a Virgem Mãe, que por sua poderosa intercessão ajude a cada um de vocês nos momentos de dificuldade, aflição, dúvida e todos momentos em que sentirem incapacitados de seguirem firmes nesta caminhada rumo ao céu.
Dado e passado em nossa Cúria Arquidiocesana, Aos vinte e cinco dias do mês de Fevereiro do ano da graça do Senhor de 2021.
Monsenhor Junior Assis, Chanceler da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
Eu subscrevi,