Oração Das Completas

 

ORAÇÃO DAS COMPLETAS

NO II DIA DA VISITA APOSTÓLICA

PRESIDIDA PELO SANTO PADRE

CLEMENTE

 

CAPELA DOS MÁRTIRES DA TERRA

ARQUIDIOCESE DE SALVADOR

 

CANTO DE ENTRADA

O Senhor Ressurgiu 

O SENHOR RESSURGIU, ALELUIA, ALELUIA!
É O CORDEIRO PASCAL, ALELUIA, ALELUIA!
IMOLADO POR NÓS, ALELUIA, ALELUIA!
É O CRISTO SENHOR, ELE VIVE E VENCEU, ALELUIA!


1. O CRISTO, SENHOR RESSUSCITOU,
A NOSSA ESPERANÇA REALIZOU:
VENCIDA A MORTE PARA SEMPRE,
TRIUNFA A VIDA ETERNAMENTE!

SAUDAÇÃO

Pres: Vinde, ó Deus, em meu aulio. +
Ass: Socorrei-me sem demora. +
Pres: Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo.
Ass: Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

 

HINO

Pres: Ó Jesus Redentor...

Ass: do universo Senhor,
Verbo eterno do Pai, Luz da Luz invisível,
que dos vossos remidos vigilante cuidais.


Leitor 1: Vós, artista do mundo, e de todos os tempos
o sinal divisor, no silêncio da noite
renovai nosso corpo que lutando cansou.

Ass: Afastai o inimigo, vós, que os fundos abismos
destruís, ó Jesus! Não consiga o Maligno
seduzir os remidos pelo sangue da Cruz

Leitor 1: Quando o corpo cansado for de noite embalado
pelo sono e a calma, de tal modo adormeça,
que ao dormir nossa carne não cochile nossa alma.

Ass: Escutai-nos, ó Verbo, por quem Deus fez o mundo,
e o conduz e mantém. Com o Pai e o Espírito,
vós reinais sobre os vivos pelos séculos. Amém.

 

SALMO 30(31),2-6

Pres: Súplica confiante do aflito

Leitor 2: Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito! (Lc 23,46).

Ass: Aleluia, aleluia, aleluia.


Pres: Senhor, eu ponho em vós minha esperança; que eu não fique envergonhado eternamente! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me, inclinai o vosso ouvido para mim; apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!

 

Leitor 1: Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me! Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor!

 

Ass: Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!

 

Pres: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

SALMO 129(130)
Pres:
Das profundezas eu clamo

Leitor 1: Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados (Mt 1,21).

Ass: Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!

Leitor 1: Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.

Ass: No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. A minh’alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora.

Leitor 1: Espere Israel pelo Senhor mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção.

Ass: Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.

 

Pres: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.  Aleluia, aleluia, aleluia.

 

LEITURA BREVE Ef 4, 26-27
Leitor 2:
Não pequeis. Que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento. Não vos exponhais ao diabo.

 

REFLEXÃO

 

RESPONSÓRIO BREVE
Pres:
Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito. Aleluia, aleluia.

Ass: Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito. Aleluia, aleluia.
Pres: Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
Ass: Aleluia, aleluia.

Pres: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Ass: Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito. Aleluia, aleluia.

 

CÂNTICO DE SIMEÃO Lc 2,29-32
Pres:
Cristo, luz das nações e glória de seu povo

 

Ass: Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia.

 

Ass: + Deixai, agora, vosso servo ir em paz, conforme prometestes, ó Senhor.
Pois meus olhos viram vossa salvação que preparastes ante a face das nações:
uma Luz que brilhará para os gentios e para a glória de Israel, o vosso povo.

 

Pres: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Ass: Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia.

 

ORAÇÃO

Pres: Concedei, Senhor, aos nossos corpos um sono restaurador, e fazei germinar para a messe eterna as sementes do Reino, que hoje lançamos com nosso trabalho. Por Cristo, nosso Senhor. 

Ass: Amém.

 

Pres: O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila e, no fim da vida, uma morte santa.
Ass:Amém.

 

ANTÍFONA FINAL DE NOSSA SENHORA

Pres: Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia,
Ass: pois o senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia,
Pres: ressuscitou, como disse, aleluia;
Ass: rogai a Deus por nós, aleluia.

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem