Reflexão - Agosto, Mês das Vocações - Chancelaria Arquidiocesana

 



"O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá." Madre Teresa de Calcutá.

Caríssimos Irmãos e Irmãs, paz e bem.
A vocação é algo que está conosco desde o nosso nascimento, vocação à vida, vocação ao amor, vocação à caridade, à fé, à esperança, e isto tudo é presente de Deus em nossa vida. A vida é mais do que tudo, sem dúvidas, é um caminho à presença de Deus, é estar junto Dele no peregrinar da nossa trajetória, é cumprir seus mandamentos, é estar em comunhão com a igreja, e principalmente Amar os Irmãos. "O meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". João 15,12."
Por isso, irmãos, Jesus nos chama a nos amarmos. Amar os Irmãos, não é, logicamente, o amor que prestamos no casamento, ou alguma relação amorosa, mas, amar com caridade, com afeto, com cuidado. Estar junto deles, é ser uma dádiva de Deus na vida daquela pessoa, estando sempre com ela, seja nos momentos tristes, ou nos momentos felizes da nossa vida. Deus nos chama a amar, só falta nós respondermos, se queremos amar os Irmãos, ou queremos continuar nossa vida de comodismo sem cumprir os seus mandamentos.
“Jesus dizia a todos: 'Se alguém quiser seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” Lucas 9,23. A Igreja caminhante, necessita de operários para seguir o Bom Pastor, pois além de carregar-mos nossas cuzes. Além de carregar a nossa Cruz, devemos também ajudar o Irmão a carregar a dele assim como o Cirineu tomou a cruz junto com Cristo.

Quais são as vocações?
Vocação laical, é a vocação vivida pelos leigos na Igreja. Onde leigos batizados, participam da vida cristã dentro da Santa Igreja. A vocação laical é muito importante para a Igreja, pois esta vocação é a qual todos nós precisamos ser ao ser batizados, pois através da doação a vida da Igreja, alcançamos o bem terreno. E através da vocação laical, somos chamados a viver uma vida de amor aos irmãos e a Igreja. A Vocação Religiosa, é uma vocação importantíssima também na Igreja, pessoas religiosas, buscam ter uma vida contemplativa a Deus, através dos votos de pobreza, obediência e castidade. Buscam principalmente amar os Irmãos e Irmãs assim como Jesus nos pede: "Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros." João 13,34. A Vocação Sacerdotal, é a vocação dos Padres, Bispos... ela é a vocação mais importante na vida da Igreja. Pois através dela, temos os sacramentos, as Santas Missas... a vocação sacerdotal é uma entrega total da vida, para Nosso Senhor Jesus Cristo. Todas as vocações são fundamentais para a vida comunitária da Igreja, cada vocação exerce seu papel fundamental para a vida de todos.

"Deus é Pai de todas as coisas. Suas criaturas são irmãos e irmãs." Santo Antônio. A Igreja é Católica, e precisa de irmãos e irmãs unidos, unidos como uma fraternidade onde todos se dão as mãos e levam pelo caminho da Luz de Cristo, e chegar um dia a Pátria eterna. Busquemos, caríssimos irmãos; ser homens e mulheres unidos em comunidade cristã, não como meras pessoas que vagam pelo mundo. Sejam Santos, e levem também seus irmãos a santidade, como Igreja viva, templo do Senhor.

Paz e bem.

Att,
Monsenhor Giuseppe Siri Messias
Chanceler da Arquidiocese
Postagem Anterior Próxima Postagem